Na Diplomata FM...
GERAL || 14 de February de 2014
GRUPIA define tema da Semana da Família e programa de prevenção à gravidez precoce

GRUPIA define tema da Semana da Família e programa de prevenção à gravidez precoce

Com as metas de retardar a idade do início da atividade sexual através da conscientização dos adolescentes, prevenir a gravidez precoce e amparar as meninas grávidas, assembleia do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (GRUPIA) na manhã de quinta-feira, 13, na sede da Associação Empresarial focou a infraestrutura e a logística do Projeto AMIGA de prevenção à gravidez na adolescência.

Também o tema e o lema da Semana da Família 2014 foram escolhidos, além dos encaminhamentos junto ao Governador Raimundo Colombo e ao Defensor Público Geral Ivan Ranzolin, solicitando a imediata instalação de núcleo da Defensoria Pública em Brusque.

Após o pastor Joel Domingues refletir sobre a importância da construção de “nossas vidas e de nossas famílias sobre alicerces sólidos, como preconizado por Jesus Cristo no Evangelho” e a oração do Pai Nosso conduzida pelo padre Gianmario Pellegrinelli - PIME, os 28 representantes de organizações comunitárias, do poder público, da Igreja Católica e do Conselho de Pastores de Brusque debateram estratégias para implantar o projeto AMIGA de prevenção à gravidez na adolescência, em painel coordenado pela psicóloga, orientadora perinatal e doula Sara Helena Dadam e a dra. Daniela Cela. Diretor da ACIBr e titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marlon Sassi informou que segunda-feira próxima a Comissão do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) estará se reunindo para dar forma ao edital que destinará recursos para ações na área da infância em Brusque. Além de informar dos procedimentos, Sassi comprometeu-se em defender a aprovação de recursos para o desenvolvimento das ações preconizadas no Projeto AMIGA, vinculado a Ação Social Paroquial São Luiz Gonzaga. Coordenadora do AMIGA, Sara Dadam enfatizou que o Projeto irá promover “comportamento responsável e consciente na adolescência”. Citou a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), do consumo de drogas e outras dependências menos saudáveis, o retardo da idade do início da atividade sexual, saúde integral, desenvolvimento emocional, dentre outros. Idealizadora do projeto AMIGA, dra. Daniela Cela destacou ações práticas a serem desenvolvidas como palestras em escolas, curso para adolescentes grávidas e suas famílias, sensibilização da comunidade para o impacto parental na educação dos filhos, incentivo de grupos para discussão e conscientização, orientação através de cursos e palestras, assistência e acompanhamento no  processo de nascimento em situações de risco, capacitação com a criação de material para multiplicadores.

A FAMÍLIA GERA A VIDA"

 

O GRUPIA elegeu, por unanimidade, o tema “A FAMÍLIA GERA A VIDA" e o lema: "FAMÍLIA, VIVE A ALEGRIA DA FÉ!” para a Semana da Família 2014. Realizada de 15 a 25 de maio próximo, a Semana da Família 2014 terá abertura às 9h de quinta-feira, dia 15 de maio – Dia Internacional da Família – no plenário da Câmara Municipal. Um dos idealizadores do GRUPIA, o Conselheiro Tutelar Paulo Vendelino Kons destacou na assembleia que “a Semana da Família promovida pelo GRUPIA visa, entre outros objetivos, destacar a importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil; reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todas as pessoas que compõem a família; chamar a atenção da sociedade para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades; sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, espirituais, econômicas e demográficas que afetam a família”.

Defensoria Pública em Brusque

O presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal, vereador Guilherme Marchewsky foi escolhido pelo GRUPIA para liderar a comitiva que fará a entrega ao Governador Raimundo Colombo e ao Defensor Público Geral Ivan Ranzolin do manifesto pela imediata instalação de núcleo da Defensoria Pública em Brusque, em cumprimento ao disposto no artigo 5º, inciso LXXIV e artigo 134 da Constituição Federal, que assegura a todo cidadão que não tenha recursos suficientes para contratar um advogado, sem prejuízo do seu sustento próprio e da sua família, o direito a um Defensor Público. No documento está expresso que “a ausência da Defensoria Pública na Comarca de Brusque tem gerado situações de graves violações, dramáticas, até, sobretudo nas áreas da Família, Infância e Juventude e Criminal”.

A assembleia do GRUPIA foi presidida pelo conselheiro Paulo Vendelino Kons e secretariada pela professora Heloisa Maria Wichern Zunino, Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário de Brusque (Unifebe). A próxima assembleia do GRUPIA será realizada às 9h de 13 de março de 2014, na ACIBr. 

Fotos