GERAL || 31 de outubro de 2015
Comitiva Alemã de Karlsruhe firma nova parceria com Brusque
Comitiva Alemã de Karlsruhe firma nova parceria com Brusque para parceria sobre o clima.

Comitiva Alemã de Karlsruhe firma nova parceria com Brusque

Os imigrantes alemães que chegaram para colonizar Brusque, em 4 de agosto de 1860, certamente não faziam ideia de que os caminhos abertos por eles seria uma destino de futuras parcerias, 155 anos depois. Esse processo histórico revela um elo que evoluiu e ganhou a forma da globalização, que na era da modernidade-tecnológica, cruza novamente caminhos entre a Alemanha e Brusque.

Na noite desta sexta-feira (31), foi assinado um convênio que visa diversas ações em prol do clima, desde projetos de mobilidade urbana até ações de engenharia para contenção de cheias. Tudo graças à visita de uma comitiva de autoridades que integram o Conselho Regional de Karlsruhe.

Karlsruhe é uma importante cidade do Baden-Württember, que reúne um distrito no qual empresas líderes internacionalmente possuem suas bases de pesquisas, desenvolvimento e produção. A gingante Boch é uma delas.

O laço entre Brusque e Karlsruhe já ultrapassou barreiras geográficas, desde o certificado de cidade irmãs em 2011, quando então tiveram inícios os intercâmbios culturais e educacionais, entre estudantes brusquenses e alemães. Outra ação de destaque que liga o conhecimento tecnológico dos alemães é a parceria entre o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe – KIT com a Unifebe, que já trocaram intercâmbios entre universitários e o centro de pesquisa.

Desde então, uma proposta promissora ficou na agenda, com o convite que partiu de do Conselho de Karlsruhe para que Brusque fizesse parte do projeto de iniciativa global que propõe ““50 Parcerias Municipais para o Clima até 2015″.

O município Guabiruba, também colonizado por alemães, recebeu ontem uma comitiva, com a chegada dos 46 integrantes do Coral de Neuthard. Os visitantes foram recepcionados pelos integrantes do Coral Cristo Rei que esteve na Alemanha. No encontro estiveram o prefeito Mathias Kohler e o vice Valmir Zirke, além de outras autoridades municipais e lideranças empresariais guabirubenses. A comitiva segue em Brusque e região, cumprindo uma agenda de visitas.

A relação amistosa de Karlsruhe com Santa Catarina, em especial com a região do Vale do Itajaí, conta com uma importante participação da Associação Catarinense de Intercâmbio Cultural – Acic, presidida por Valdir Riffel, e pela BSG - Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft, que conta com a atuação do empresário brusquense Pedro Schmitt. O evento que reuniu autoridades em Brusque foi realizado no Innovare Executive Hotel.

A matéria completa será destaque na edição do Jornal da Diplomata da próxima terça-feira (3).



Fotos