Início Notícias Saúde Estado classifica Brusque como cidade com baixo risco de transmissão da dengue

Estado classifica Brusque como cidade com baixo risco de transmissão da dengue

Levantamento realizado em março mostra que trabalho do setor de combate a endemias tem apresentado resultados

0
dengue
Levantamento realizado em março mostra que trabalho do setor de combate a endemias tem apresentado resultados

Brusque foi classificada como cidade com baixo risco de transmissão da dengue, vírus da zika e febre de chikungunya, segundo informou ontem a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive). O chamado Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) inspecionou 57.393 depósitos que continham água parada, criadouros do mosquito em todo o estado. A maioria era de copos plásticos, vasos de plantas e baldes.

O objetivo do levantamento é identificar o tipo e a quantidade de depósitos que possam ser criadouros do mosquito nos locais visitados. A ação é feita por meio de vistorias em um determinado número de imóveis no município, onde são coletadas larvas para definição do índice de infestação predial.

As ações do Programa de Combate a Endemias, da Vigilância Epidemiológica de Brusque, atuam de forma sistemática em toda a cidade, no trabalho de verificação  orientação e prevenção nos imóveis, com o objetivo de combater o mosquito transmissor dessas doenças.

Na próxima sexta-feira (29), uma reunião com a Sala de Situação da Dengue vai envolver setores estratégicos da Secretaria de Saúde de Brusque, novas frentes de combate ao mosquito Aedes aegypti deverão ser definidas, assim como a divulgação de novos números. Vale salientar que Brusque não registrou, esse ano, nenhum caso da doença na cidade, apenas dois casos importados de moradores que estiveram em outros Estados e contraíram a doença.

Sair da versão mobile