Início Notícias Saúde Unimed Brusque apresenta projeto das futuras instalações do seu hospital

Unimed Brusque apresenta projeto das futuras instalações do seu hospital

Unimed Brusque apresenta projeto das futuras instalações do seu hospital

0
Unimed Brusque
Unimed Brusque
Coletiva de imprensa na Unimed Brusque. (Foto: Diplomata FM)

A Unimed Brusque apresentou na tarde desta segunda-feira, 22 de abril, o projeto de um hospital próprio na cidade. Durante coletiva de imprensa, que reuniu jornalistas e comunicadores do município e região, o diretor vice-presidente Dr. Eduardo dos Santos Ballester e o diretor superintendente Dr. Diogo Edele dos Santos, revelaram os trâmites do projeto, que se encontra ainda em fase de finalização no que diz respeito à engenharia e em estudo de viabilidade financeira.   

Na oportunidade, Dr. Eduardo explicou que o objetivo da Cooperativa em ter um hospital próprio é antigo. Tanto que o terreno onde deverá ser implantado o projeto foi adquirido ainda em 2008. A área possui 17 mil metros quadrados e está localizada no bairro São Luiz, anexa à sede administrativa da Cooperativa, Clínica Unimed, Clínica de Oncologia, SOS e Serviços de Atenção Domiciliar (SAD).

Quatro anos depois da aquisição do terreno, os cooperados autorizaram em assembleia o início da construção de um hospital no local. Porém, diante de uma incompatibilidade entre os projetos de arquitetura e engenharia, não foi levado adiante e uma nova empresa de arquitetura foi contratada.

Em 2015 um novo projeto de hospital foi apresentado aos cooperados, mas eles declinaram. “Eles entenderam que não era o momento adequado de iniciar a construção de um hospital, justamente pela crise que se avizinhava no país. Ali começou a baixar a saúde financeira dos nossos prestadores. Então a Unimed Brusque ora emprestava dinheiro para um hospital para que ele pudesse pagar fornecedores, ora adiantava a produção para que eles pudessem pagar a folha de funcionários, ora comprava serviços antecipados para eles pagarem o 13º salário dos funcionários, por exemplo”, comentou Dr. Eduardo.

Já em janeiro de 2017 a diretoria decidiu chamar os cooperados e definir qual o direcionamento que a Unimed Brusque deveria tomar. A partir dali foi deliberada a contratação da empresa de consultoria Ernst & Young que sinalizou que o projeto do hospital à época, estava hiperdimensionado. Diante disso, foi realizada uma remodelagem no projeto arquitetônico e em 2018 foi decidido dar sequência a isso ao invés de se investir nos prestadores atuais.

Ainda no ano passado, o projeto foi encaminhado à Vigilância Sanitária Estadual, que o aprovou no início deste ano. “Agora estamos em fase final dos projetos de engenharia e orçamentação, assim como do estudo de veículo financeiro para o financiamento deste hospital, o que deverá passar por assembleia com nossos cooperados, que deve ocorrer no terceiro trimestre deste ano”, ressaltou o diretor vice-presidente.

O Hospital Unimed Brusque terá 80 leitos e deve gerar a contratação de 300 profissionais diretos. O investimento estimado para a construção é de R$ 50 milhões. O hospital contará com Centro de Diagnóstico por Imagem, Centro de Endoscopia, Pronto Atendimento, UTIs – Neonatal e Adulta, Centro Obstétrico e terá acesso pela rua Paulo Bauer, uma transversal da rua Guilherme Wegner.

O empreendimento terá 8,5 mil metros quadrados de área construída e deverá atender os beneficiários da Unimed Brusque, particulares e alguns planos de saúde que possuam autogestão. Após aprovação do veículo financeiro e do projeto final pela assembleia com os cooperados, a obra deve levar até dois anos para ser construída. “Este hospital terá exatamente o que precisamos para nossa carteira de clientes, com o padrão de hospitais Unimed, e principalmente com o jeito de cuidar Unimed. Com o hospital a gente espera nunca mais passar pelo que passamos, não fazer os nossos beneficiários passarem pela situação que passaram quando houve uma diminuição dos prestadores aqui na cidade, e principalmente, que o nosso cooperado tenha onde trabalhar”, enfatizou o médico.

Com informação da Assessoria de Imprensa da Unimed Brusque

Sair da versão mobile