Início Notícias Geral Prefeito de Botuverá fala sobre o Mais Médicos e a 27ª Festa...

Prefeito de Botuverá fala sobre o Mais Médicos e a 27ª Festa Bergamasca, no Jornal da Diplomata

0
Nene Colombi destaca preocupação das prefeituras com futuro do Mais Médicos

Prefeitos de municípios da região estão preocupados com as mudanças no Programa Mais Médicos, promovidas pelo Governo Federal. A AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) e a FECAM – Federação Catarinenses dos Munícipios), estão mobilizadas em torno do assunto, com apoio da Frente Parlamentar.

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, o Nene, membro da comissão de saúde na Ammvi, falou sobre tema ao Jornal da Diplomata, na manhã desta segunda-feira, 26.

Nene explicou que os editais de contratação preveem cada vez menos vagas para médicos cubanos. Outra informação dada é de que há previsão de esvaziamento em pelo menos 95% de médicos cubanos no território catarinense – o que restaria o funcionamento do programa somente em cinco cidades.

“Nós teríamos um prejuízo de R$ 14 milhões se esses médicos saírem e não ser mais contratados pelo governo e as prefeituras tiver que contratar, então essa é a nossa preocupação”, disse Colombi.

A mobilização pela manutenção do Programa Mais Médicos chegou à Justiça, através de uma ação civil pública impetrada na semana passada pelo Ministério Público Federal de Santa Catarina contra a União. Os movimentos ligados a FECAM e AMMVI solicitaram para fazerem parte da ação.

De acordo com os dados divulgados na imprensa, há 135 vagas não preenchidas – para um total de 571, o que está afetando o atendimento em comunidades distantes.

“Para reforçar e fazer com que esse programa não termine, já temos problemas com médicos, dificuldade com preocupação e esses médicos dão uma atenção muito boa para nossa população”, disse Nene.

Em Brusque são 14 vagas, sendo 9 ocupadas. Enquanto que o município de Botuverá conta com uma vaga e Guabiruba com 4, comentou o representante da Ammvi.

Nene Colombi destaca preocupação das prefeituras com futuro do Mais Médicos
Nene Colombi destaca preocupação das prefeituras com futuro do Mais Médicos

27ª Festa Bergamasca – de 7 a 9 de junho

O prefeito de Botuverá, Nene Colombi, também destacou os preparativos para a tradicional festa bergamasca. A primeira edição aconteceu em 1992. Na sexta-feira, 7, após a missa de abertura será realizado o tombamento e degustação da Polenta Gigante. Logo após acontece a escolha da rainha da festa, sempre com muita música e grupos folclóricos.

No sábado, 8, a noite termina com o show Carlos Magrão e Band.

No domingo, 9, o dia começa com a tradicional missa celebrada no dialeto ítalo-bergamasco, com o Coral Giuseppe Verdi, da Igreja Matriz São José. Ao longo do dia, muita música, danças folclóricas e gastronomia.

“Essa é uma festa que muitas pessoas saíram do município e retornam para se divertir e rever os familiares, mas, convidamos toda população da região para estarem conosco”, destacou o prefeito.

As festividades se concentram no salão da Igreja Matriz São José.

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2019/05/PREFEITO-NENE-MAIS-MEDICOS-E-FESTA.mp3
Entrevista do prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, no Jornal da Diplomata.

Sair da versão mobile