Início Notícias Sem categoria Resumo da sessão ordinária de 03 de setembro de 2019

Resumo da sessão ordinária de 03 de setembro de 2019

Resumo da sessão ordinária de 03 de setembro de 2019

0
camara
Resumo da sessão ordinária de 03 de setembro de 2019

Na noite de terça-feira, 03, foi realizada a primeira sessão ordinária de setembro na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Destaque do encontro foi a aprovação por unanimidade em segunda discussão e votação do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Guabiruba.  

No espaço da palavra livre o vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) solicitou através de indicação o envio pelo poder executivo da programação da Semana Municipal de Mobilidade Urbana, que segundo lei municipal deveria acontecer na terceira semana de setembro.

O parlamentar destacou a importância de melhorar a mobilidade principalmente no que diz respeito transporte público.

Waldemiro Dalbosco (Progressistas) afirmou que o Plano de Mobilidade Urbana deve passar logo a ser discutido no município, mas também destacou que muito não poderá ser feito, pelo motivo da escassez de recursos públicos. Isso segundo o vereador acontece em todo o Brasil, os governos pouco conseguem cumprir com suas obrigações básicas como saúde, educação e pagamento de pessoal, sobrando muito pouco para investimentos.

O vereador líder de oposição Jaime Luiz Nuss (MDB) criticou a Secretaria de Obras e GBTRAN que tem como costume não atender os pedidos e indicações de vereadores de oposição, contrariando do discurso do prefeito Matias Kohler que quando assumiu seu mandato prometeu de trabalhar em parceria com os vereadores.

A reclamação do momento foi a não instalação de um espelho convexo e conserto das lajotas na Rua Sebastião Boos que já estão sendo solicitados a mais de um ano.

Paulo Ricardo Gums (Progressistas) como vice-presidente da casa representou o poder legislativo guabirubense no evento que lançou a programação dos 60 anos do Sindicatos dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Brusque e Região (SINTRICOMBI), na noite da última segunda-feira.

Sobre o tema o parlamentar informou que no evento não teve a oportunidade da palavra, mas está acompanhado a reclamação de sindicalistas com relação ao fim da contribuição sindical obrigatória. Gums teceu críticas ao alto número de sindicatos “muito semelhantes” e também a manutenção de altos salários de seus diretores.

ORDEM DO DIA

– Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 22/2019 do Executivo, que “ALTERA A LEI Nº 1612, DE 26 DE OUTUBRO DE 2017, PLANO PLURIANUAL DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA PARA O QUADRIÊNIO 2018/2021”.

– Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Finanças e Orçamento o Projeto de Lei Ordinária nº 23/2019 do Executivo, que “DISPÕE SOBRE AS DIRETRIZES PARA A ELABORAÇÃO DA LEI ORÇAMENTÁRIA PARA O EXERCÍCIO DE 2020 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”

– Foi baixado para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação Final e Obras e Serviços Públicos o Projeto de Lei Ordinária nº 24/2019 do Executivo, que “DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DOS LOTEAMENTOS RESIDENCIAL CARMINATTI I E RESIDENCIAL CARMINATTI II”.

– Foi aprovado em segunda votação referente ao Projeto de Lei Complementar nº 03/2019, que “ALTERA O PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarado encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 10 de setembro de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Sair da versão mobile