Início Notícias Sem categoria Governador Carlos Moisés inaugurara terceira subestação da Celesc em Brusque

Governador Carlos Moisés inaugurara terceira subestação da Celesc em Brusque

Governador Carlos Moisés inaugurara terceira subestação da Celesc em Brusque

0
Governador Carlos Moisés inaugurara terceira subestação da Celesc em Brusque

Brusque já pode contar com mais energia para se desenvolver. Na manhã desta sexta-feira (4) foi inaugurada a Subestação Brusque São Pedro – terceira subestação de energia elétrica da Celesc no município, com potência de 40 MVA, que vai aumentar em 25% a disponibilidade de energia para a cidade e também para Botuverá e Guabiruba.

O evento contou com a presença do Governo do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés. Essa foi a primeira vez na gestão que ele veio a Brusque e foi recebido pelo prefeito Jonas Paegle e pelo vice-prefeito Ari Vequi e autoridades da região.

Governador e autoridades regionais na inauguração da Subestação da Celesc.

Para o governador, Santa Catarina cresce acima da média brasileira. “Estamos produzindo, crescendo e gerando emprego e renda. Sem energia o empresário não consegue crescer e continuar gerando emprego e renda. Essas decisões estratégicas de investimento na área de infraestrutura de energia elétrica, assim como de gás e fornecimento de água, têm a ver com decisões técnicas do governo. Sem isso, não conseguimos fazer a entrega de segurança, saúde e educação. Primeiro temos que investir em infraestrutura”. declarou Moisés.

Segundo o prefeito de Brusque, a presença do governador foi motivo de alegria para a cidade. “Nossa região está crescendo e gerando cada vez mais empregos. Novas empresas estão se estabelecendo no município e não se faz nada sem energia. Esta subestação é um marco importante para Brusque desenvolver ainda mais a sua economia. Assim, mais impostos ficarão no município para que a cidade continue crescendo, em um momento em que o país passa por dificuldades”, ressaltou Paegle.

O vice-prefeito, Ari Vequi, lembra que a construção da terceira subestação em Brusque pela Celesc era pleiteada desde 2010. “Foi uma briga. Desde a compra do terreno e a escolha da localização, mas no final tudo se encaminhou. Na época em que foi comprado o terreno eu estava na Celesc. Tivemos toda uma discussão ambiental, problemas com a desapropriação. Entramos no circuito em uma reunião na Acibr, que sempre foi parceira e junto com os empresários lutou muito por esta obra. Acreditamos que pelos próximos 30 anos teremos energia suficiente e de qualidade para a nossa cidade”, afirmou.

A subestação

A Subestação Brusque São Pedro conta com oito alimentadores (redes tronco de energia elétrica), que permitem alimentar 40% das unidades de Brusque, 100% do município de Botuverá e 60% de Guabiruba. O investimento foi de R$ 7,8 milhões. 

Atualmente Brusque conta com mais de 56 mil unidades consumidoras. Em Guabiruba são aproximadamente 9 mil e em Botuverá aproximadamente 3 mil. Por abrigarem um forte setor industrial e comercial, cerca de 20% dos maiores consumidores em carga mensal da Celesc no Vale do Itajaí estão localizados nos três municípios.

De acordo com a Celesc, Brusque detém um dos melhores índices de continuidade de fornecimento de energia do Estado.

Sair da versão mobile