Início Notícias Segurança Pública Policiamento com drone foi novidade no monitoramento da PM no jogo deste...

Policiamento com drone foi novidade no monitoramento da PM no jogo deste domingo, 17

0
Policial opera a Aeronave Remotamente Pilotada (drone). (Foto: Diplomata FM)

Na partida deste domingo entre Brusque e Marcílio Dias um equipamento auxiliou no trabalho da Polícia Militar, principalmente no policiamento das arquibancadas. Adquirido pelo 18° Batalhão, o drone atuou no monitoramento, juntamente com as equipes que trabalharam no jogo. Quatro policiais participaram de um curso para operar o aparelho. Agora, os militares estão habilitados a operá-lo durante operações, buscas e ocorrências contra o tráfico de drogas.

Drone paira sobre as arquibancadas durante monitoramento policial. (Foto: Diplomata FM)

No caso do jogo deste domingo, um destes policiais ficou responsável pela operação do drone. Em um local estratégico, o PM manuseou o controle remoto e o equipamento sobrevoou as duas torcidas organizadas. O aparelho era os olhos do policial, pairado sobre as torcidas, mostrando imagens das arquibancadas. Além disso, também monitorou o estacionamento na Avenida Beira Rio e a saída dos visitantes, que tradicionalmente conta com apoio da polícia.

Reforço na segurança

O equipamento é um reforço no esquema estratégico de segurança de eventos com maior movimentação, como a final da Copa Santa Catarina, que teve sua primeira partida neste domingo, em Brusque. A PM atuou com policiais de Brusque, Gaspar, Blumenau e Itajaí.

A ideia é trazer novas técnicas de policiamento no atendimento de ocorrências, ampliando o campo de visão do policial e auxiliando no planejamento estratégico. O equipamento também será utilizado no trabalho de inteligência contra o tráfico de drogas

“Esta nova modalidade de policiamento chega para dar suporte nas mais diversas operações realizadas pela Polícia Militar. Em policiamento de eventos, que foi o caso de hoje, a aeronave auxiliou os policiais em terra no monitoramento das torcidas e também no monitoramento do entorno do estádio”, destaca o operador Soldado Diego Amaral.

Policial opera a Aeronave Remotamente Pilotada (drone). (Foto: Diplomata FM)
Policial opera a Aeronave Remotamente Pilotada (drone). (Foto: Diplomata FM)

Sair da versão mobile