Início Notícias Geral Câmara concede honraria legislativa pelos 30 anos da criação da Urna Eletrônica...

Câmara concede honraria legislativa pelos 30 anos da criação da Urna Eletrônica em Brusque

0
Câmara concede honraria legislativa pelos 30 anos da criação da Urna Eletrônica em Brusque

A sessão da Câmara desta terça-feira, 11, foi marcada pela entrega da Comenda Legislativa ao ex-desembargador de justiça, Carlos Roberto Prudêncio, pelos 30 anos de criação Urna Eletrônica, que em 1989 revolucionou o sistema de votação eleitoral no Brasil – dando ao município de Brusque o título ““Berço do Voto Eletrônico”.

Na época, Carlos Prudêncio era então juiz da 5ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

Ex-desembargador de justiça, Carlos Roberto Prudêncio
Ex-desembargador de justiça, Carlos Roberto Prudêncio, na Câmara de Vereadores de Brusque (Foto: Assessoria de Imprensa/Câmara).

“Brusque é pioneira em tudo aquilo que se pode imaginar nos próximos 50, 100 anos. O projeto já previa o sistema de interligação de todo sistema de votação, para que em fração de segundos já teríamos todos os eleitos. É nosso, é de Brusque, uma honraria para nossa cidade”, destacou Prudêncio.

Confira a explicação completa dada pelo ex-desembargador, Carlos Prudêncio, na Câmara.

O historiador Celso Deucher, responsável pelo documentário exibido na sessão, que contou a história da criação da urna eletrônica, comentou sobre a importância da criação do sistema e os desafios atuais do processo de votação no país.

“É importante para o povo relembrar grandes feitos e tivemos muitos que fazem parte do nosso passado. A questão do voto eletrônico é muito atual pois as pessoas dizem que bom votar na urna, mas que ainda não é confiável. Pois, agora nos 30 anos da urna eletrônica, o projeto já previa modernizações que ainda não aconteceram – como a materialização do voto. O voto eletrônico veio para democratizar o ato de votar – é a universalização do voto”, disse Deucher.

Câmara concede honraria legislativa pelos 30 anos da criação da Urna Eletrônica em Brusque (Foto: Assessoria de Imprensa/Câmara).

A entrega da Comenda Legislativa teve autoria do presidente da Câmara, José Zancanaro.

Na Ordem do Dia, o destaque foi pela aprovação por unanimidade ao projeto de lei que “Autoriza o Poder Executivo a conceder direito real de uso de bens imóveis municipais que especifica à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque”. A autora do projeto, vereadora Ana Helena Boos, comentou ao Jornal da Diplomata sobre a importância do projeto para expandir os atendimentos da rede feminina.

“Essa foi uma luta desde o começo do mandato para que a Rede Feminina possa aumentar o atendimento do serviço das voluntárias que tanto se dedicam pelas mulheres da nossa cidade, tenho certeza que vai acrescentar neste importante trabalho”, comentou Ana.

CPI da Merenda e da Cesta Básica: Apesar da instalação da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito sobre o caso que investiga supostas fraudes no processo licitatório do Fundo Municipal de Assistência Social, não houve divulgação da comissão que irá presidir os trabalhos.

Nos bastidores da casa, a comissão estaria definida, no entanto, articulações políticas não levaram adiante a definição dos nomes – o que ficará para a próxima e última sessão do poder legislativo neste ano de 2019. Pelo que se percebe nos bastidores, a nomeação da comissão passa por uma luta de forças entre membros da oposição e de situação ao governo municipal.  

Sair da versão mobile