Início Notícias Geral Corpo de Bombeiros detalha diversas ocorrências atendidas em virtude do temporal

Corpo de Bombeiros detalha diversas ocorrências atendidas em virtude do temporal

Equipes se revezaram para dar conta de todos os atendimentos registrados simultaneamente

0

Muito trabalho em curto tempo. Atendimentos simultâneos. Chamados vindos de diversos bairros. Quedas de árvores, destelhamento, acidente de trânsito – graves, incêndio em veículo. Em meio a tudo isso, queda no sistema operacional dos telefones de emergência. Assim pode ser resumido o que viveram os profissionais da segurança pública de Brusque em meio ao ciclone extratropical que assolou a cidade do meio da tarde de terça-feira (30) em diante, em nossa região. O resumo das ocorrências você confere a partir de agora:

Queda de árvore em cima de pessoa – Na rua SL-021, bairro Santa Luzia, os bombeiros atenderam uma queda de árvore em cima de uma pessoa. Foi por volta das 16h20 quando as equipes se deslocaram para atender o acidente de trabalho. No local tratava-se de um homem de 43 anos. O mesmo foi atingido por uma árvore que veio a cair devido a uma tempestade. Encontrava-se em decúbito dorsal sobre o chão, cerca de cinco metros do local do acidente, consciente e orientado. Apresentava diversos ferimentos pelo corpo. Após atendimento pré-hospitalar foi conduzido ao Hospital Azambuja para avaliação médica.

Queda de árvores em via pública – Na rodovia Gentil Batisti Archer (SC-108), também na região do bairro Santa Luzia, os bombeiros atenderam, por volta das 17h45, corte de árvore emergencial. No local a guarnição constatou três arvores caídas ao longo da rodovia antes da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Brusque. Foi efetuado o corte da mesma que eram de médio porte, serviço efetuado aproximadamente em 25 minutos, serviço sem alteração.

Pouco tempo depois das 18h, no bairro Ponta Russa, novamente a guarnição foi chamada para efetuar um corte de arvore que estava caída em via pública na rua ponta russa, bairro ponta russa. No local a guarnição constatou árvore de pequeno porte que já havia sido retirada da via por populares.

Às 18h50, na rua Alberto Muller, bairro Limeira, os bombeiros efetuaram o corte de uma arvore que caiu em via pública e em cima de fiação elétrica e cabos de internet. No local, a guarnição constatou a ocorrência, sendo utilizadas duas motosserras, tendo o auxílio do pessoal que trabalha com a internet e a Celesc, serviço efetuado em aproximadamente 30 minutos.

Incêndio em veículo – Às 17h40, na rua Itajaí, bairro Limoeiro, ocorreu um acidente de trânsito (queda de motocicleta em ponte pênsil). Durante o atendimento da ocorrência, a guarnição se deparou com um incêndio em veículo no início da rua. A guarnição se deslocou até o local e constatou incêndio no motor do automóvel Fiat/Ducato, cor branca, de Cascavel/pr. A guarnição extinguiu o fogo utilizando dois extintores e dois extintores de veículos de populares.

Em Guabiruba, houveram um total de 12 chamados, sendo: cinco auxílios para entrega de lona em residências parcialmente destelhadas, quatro cortes de árvores caídas em via pública obstruindo totalmente a passagem dos veículos, além de uma vistoria em posto de combustível para averiguação e isolamento, e dois auxílios para isolamento de via pública em decorrência de fiação elétrica de média tensão caídas ao chão. Não houve relatos de vítimas feridas.

Confira os destaques:

Destelhamento de telhados metálico arremessados em via pública: Na ruaErnesto Bianchini (defronte a empresa Irmãos Hort), no bairro Rio Branco, em apoio à Guarda de Trânsito, atendeu uma ocorrênciade destelhamentode telhado e estruturas metálicos de uma empresa situada na referida rua. Durante os fortes ventos foram arremessados sobre a via pública e também postes da rede elétrica deixando a via totalmente obstruída. O local foi sinalizado ficando aos cuidados da Guarda de trânsito.

Queda de árvore em via pública – Na rua Prefeito Carlos Boos, Aymoré, próximo à rua os bombeiros atenderam queda de três árvores de grande porte sobre a via pública e também da rede elétrica causando obstrução total da principal via do bairro. As árvores foram removidas e o trânsito liberado.

Queda de árvore em via pública – Na rua Alberto Reichert, no Aymoré, queda de uma árvore de grande porte sobre a via pública causando obstrução total da via.  A árvore foi removida e o trânsito liberado.

Destelhamento de residência – Na rua Gruenerwinkel, Aymoré, destelhamento parcial de uma residência com telhado de fibrocimento (Eternit). Foi disponibilizado lona para a cobertura do imóvel.

Destelhamento de residência – Na rua Orlando Boos, Aymoré, houve destelhamento parcial de quatro residências com telhado de telhas de barro. Foram disponibilizados lona para a cobertura dos imóveis.

Queda de poste de luz inclinado – Na rua Gruenerwinkel, Aymoré, os bombeiros foram acionados para uma ocorrência de um poste de luz inclinado por sobre a via deixando assim a fiação elétrica de alimentação de uma residência dependurado sobre a via. Foi realizado o isolamento do local até a chegada da Celesc.

Árvore caída em via pública e fios em telefonia – Na rua Sibéria, Aymoré, ocorrência de fiação de telefonia dependurado sobre a via, além de três pequenas árvores caídas em via pública obstruindo parcialmente a via. As árvores foram removidas e a fiação foi colocada ao lado da via.

Queda de árvore sobre residência – Também na rua Sibéria, uma árvore de médio porte caiu ao lado da residência, danificando parcialmente a residência (beirado), além de romper a fiação elétrica da residência.  Assim, após orientações a guarnição deixou o local.

Queda de árvore em via pública – Na rua Prefeito Carlos Boos (próximo ao cemitério), no bairro Aymoré, ocorreu uma queda de galho de árvore (araucária) sobre a fiação elétrica. Assim, após orientações a guarnição retornou a base.

Queda de telhado em posto de combustível – Na rua Guabiruba Sul, ocorreu queda da estrutura e cobertura de um posto de combustível. Além da estrutura de telhado e telhado, as bombas também apresentavam avariais. O local foi isolado por segurança.

Queda de árvore em via pública – Na rua Cristiano Albrecht, bairro São Pedro, ocorreu queda de uma árvore de médio porte sobre a fiação elétrica. A fiação permanecia energizada. O local foi isolado e a Celesc informada.

Acidente de trabalho – Na rua dos Imigrantes, um homem de 41 anos, foi encontrado consciente, orientado, sentado ao chão após sofrer um acidente de trabalho ao manusear uma esmerilhadeira. Apresentava laceração da orelha e crânio. Após atendimento pré-hospitalar, ele foi conduzido ao Hospital de Azambuja para avaliação e cuidados médicos.

Sair da versão mobile