Início Notícias Economia Solicitação de isenção do IPTU já pode ser realizada

Solicitação de isenção do IPTU já pode ser realizada

Para contribuintes que isentaram seu imóvel até 2020, permanece isenção em 2021 e anos seguintes

0

O processo de solicitação de isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU para aposentados e pensionistas inicia nesta segunda-feira, 1º de fevereiro e segue até quarta-feira, 10 de março. Para os contribuintes que isentaram seu imóvel até 2020, permanece a isenção em 2021 e anos seguintes. Ou seja, não é necessário solicitar a renovação do benefício.

De acordo com o diretor-geral de Tributação da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica, Guilherme Ouriques, a isenção não foi mantida somente nos casos onde houve transferência de propriedade do imóvel em 2020 e/ou falecimento do proprietário.

“Nos casos em que o contribuinte não tenha seu nome relacionado na lista de isentos ou nos casos de pendência na renovação da isenção, ele deve solicitá-la na Prefeitura”, explica.

Confira a lista dos contribuintes Isentos em 2021 pelo link: https://bit.ly/2NMQ8fw

Documentos

Para solicitar o benefício de isenção, o contribuinte precisa apresentar os seguintes documentos: matrícula do imóvel atualizada do mês (validade de 30 dias) retirada no Registro de Imóveis, localizado no Centro da cidade (em cima das Lojas Schumann); cópia do RG e CPF, cópia do comprovante de residência para o ano que deseja isentar; e cópia do comprovante de Benefício do INSS (é possível solicitar o demonstrativo de crédito do benefício no banco onde recebe).

O diretor-geral explica que para a isenção é necessário cumprir alguns requisitos. “O aposentado deve residir no imóvel e ser o proprietário ou usufrutuário. Sua renda mensal não pode ser superior a R$ 4.173,00, nem o valor venal do Imóvel superior a R$ 402.449,09”, detalha Ouriques.

Caso algum contribuinte tenha dúvida sobre o carnê de IPTU pode procurar a Prefeitura de Brusque ou entrar em contato com a Secretaria de Fazenda, pelo telefone (47) 3251-1833.

Fique por dentro

O IPTU é um imposto cobrado de quem tem um imóvel urbano. Pode ser casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade. Ele é cobrado pela Prefeitura e o valor varia de acordo com a avaliação do imóvel.

A impressão dos carnês já está disponível no site da Prefeitura de Brusque. O vencimento da primeira parcela ou da cota única, conforme opção do contribuinte, é 10 de março.

Sair da versão mobile