Início Notícias Educação UNIFEBE realiza formação continuada para professores da rede municipal de Guabiruba

UNIFEBE realiza formação continuada para professores da rede municipal de Guabiruba

Evento foi realizado de modo virtual

0

Os coordenadores de Pedagogia e Jogos Digitais do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), os professores Eliane Kormann e Fernando Merízio, compartilharam seus conhecimentos sobre os processos de ensino-aprendizagem com os professores da rede municipal de Guabiruba. O evento, realizado de modo virtual, teve como objetivo preparar os docentes para o retorno das aulas presenciais e on-line.

Com a palestra “Educação Infantil: o acolhimento e o cuidado com a pequena infância”, Eliane abordou o cuidado e a importância de acolher as crianças na volta às aulas. “Falamos inicialmente sobre os sentimentos que trouxemos neste retorno, tanto na perspectiva dos professores quanto das crianças, do autocuidado e do cuidado do outro, da empatia, competências socioemocionais que precisamos desenvolver nesta nova configuração pedagógica”, salienta a professora.

Além disso, foram abordados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e os campos de experiências, como as brincadeiras e interações, eixos estruturantes da Educação Infantil, que devem estar presentes na intencionalidade educativa, sendo o planejamento uma das tarefas essenciais do professor da Educação Infantil.  A escuta, observação, o registro, a avaliação e o replanejamento também foram abordados como elementos-chaves nesse processo. Propostas de atividades e os protocolos sanitários com base nos direitos humanos da criança, da família e do professor foram os temas finais da palestra.

Já o professor Fernando Merízio debateu com os professores da Educação Básica, anos iniciais e finais, “As práticas de ensino e aprendizagem na mobilidade híbrida”. Durante a formação, Merízio falou sobre a relevância das narrativas simbólicas e lúdicas para o processo de volta às aulas, depois de um ano letivo atípico. “Apresentamos a possibilidade de significação dos momentos que eles viveram e das expectativas do que viverão este ano, de uma maneira voltada para o lúdico, envolvendo os jogos, a fantasia, caminhos importantes para que eles ressignifiquem essa retomada”, explica Merízio.

Na formação, os professores também compartilharam sugestões de atividades para modalidades presenciais e virtuais, com foco na criação de jogos de tabuleiro, boardgames, desenvolvimento de histórias e caça ao tesouro, objetivando proporcionar um processo de ensino-aprendizagem lúdico e divertido.

Para o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, a participação dos coordenadores no evento é um dos papéis da universidade. “Compartilhar o conhecimento acadêmico e socializar experiências enriquecem os professores da rede e também nossos coordenadores, que voltam para a universidade com um novo olhar sobre o cotidiano e mercado de trabalho”, conclui Gripa.

Sair da versão mobile