Início Notícias Política Projeto que visa proibir vereadores de ocuparem cargos no executivo tem aprovação...

Projeto que visa proibir vereadores de ocuparem cargos no executivo tem aprovação unânime em Audiência Pública

A proposta é que vereadores que optem por assumir tais cargos devam renunciar ao mandato popular

0

Com o plenário lotado dentro da sua capacidade máxima permitida (40 pessoas), a Câmara de Vereadores de Brusque promoveu na noite de quarta-feira (17), a Audiência Pública sobre o projeto que proíbe vereadores de ocuparem cargos no executivo.

O evento, convocado por iniciativa da Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), debateu o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal n° 1/2021, de autoria legislativa, que visa proibir vereadores de se licenciarem do mandato para assumir cargos de secretário, diretor ou equivalente na Administração Municipal.

O vereador André Rezini é o autor do projeto, que tem apoio e assinatura dos edis André Batisti, André Vechi, Cassiano Tavares, Jean Carlo Dalmolin, Ricardo Gianesini. Durante a Audiência Pública, o projeto recebeu, na Tribuna, apoio dos vereadores Marlina Oliveira Schiessl, Rick Zanata e o presidente da Casa Legislativa, Alessandro Moreira Simas.

Devido ao risco potencial gravíssimo de transmissão do novo coronavírus (Covid-19) na região do Médio Vale do Itajaí, que abrange o município de Brusque, a Câmara Municipal restringiu a 40% – 40 pessoas, já considerados os profissionais da imprensa – a ocupação da galeria do plenário na audiência pública, que todo esse espaço preenchido, além do público que acompanhou do lado de fora da Câmara. Representantes da comunidade em geral e entidades fizeram parte do público presente.

A matéria proíbe que vereadores ocupem cargos na administração municipal, até mesmo de secretário, diretor ou equivalente, o que é permitido até então, se o parlamentar se licenciar do mandato. A proposta é que vereadores que optem por assumir tais cargos devam renunciar ao mandato popular. 

A Audiência Pública foi convocada pela Comissão de Constituição, Legislação e Redação (CCLR), que tem como presidente o vereador André Vechi (DC). Ele foi ouvido na ocasião pela reportagem Diplomata!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ANDRE-VECHI-CCLR.-2.mp3
Vereador André Véchi

O projeto volta à discussão após quatro anos, quando, em 2017, recebeu oito votos favoráveis, mas não foi aprovado. Hoje, o primeiro autor do projeto é o vereador André Rezini, juntamente de mais cinco edis, citados anteriormente. André cita que este é um debate importantíssimo para a cidade para troca de informações!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2021/02/ANDRE-REZINI-AUDIENCIA.-2.mp3
Vereador André Rezini

No dia 2 de fevereiro, o Observatório Social de Brusque (OSBr) emitiu uma nota em que manifestava apoio ao Projeto de Lei que proíbe vereadores eleitos de assumirem cargos no Executivo. O Presidente da entidade, Claudemir Marcolla, participou da Audiência desta quarta-feira e falou ao Jornal da Diplomata na oportunidade!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2021/02/MARCOLLA-OSB-AUDIENCIA.-1.mp3
Presidente do OSBr, Claudemir Marcolla

O Jornal da Diplomata volta a repercutir este assunto na edição de sexta-feira, com entrevistas com o Dr. Renato Munhoz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-subseção de Brusque, que participou da Audiência Pública representando na oportunidade o Conselho das Entidades. Além dele, também ouvimos Marlon Sávio Sassi, vice-presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).

Fotos: Rádio Diplomata FM

Sair da versão mobile