Início Notícias Geral Paratletas que participaram da Fenajitsu realizam limpeza da Praça Sesquicentenário, como ato...

Paratletas que participaram da Fenajitsu realizam limpeza da Praça Sesquicentenário, como ato de agradecimento ao evento e a Brusque

O ato que contou também com o empresário organizador da Fenajitsu foi para reafirmar que o esporte é pautado pela ética e moral e que um ato negativo isolado não pode manchar a modalidade e seus praticantes.

0

No final da manhã e início da tarde desta segunda-feira, 7, membros das equipes que participaram da competição de Jiu-Jitsu Paradesportivo, evento que aconteceu paralelamente a etapa do AJP Tour, South América Continental (Brusque) na Fenajitsu, em grande estrutura montada na Feira da Moda – FIP, realizaram um ato de cidadania e gratidão pela acolhida e oportunidade de participarem de um evento de nível mundial.

Paratletas, membros da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo e familiares dos competidores, realizaram um ato simbólico e prático, recolhendo o lixo jogado na Praça Sesquicentenário, em frente à Praça das Bandeiras, em Brusque.

A ação foi para provar que um ato isolado, como o registrado no final de semana, momento que um dos atletas foi flagrado pichando os pilares de uma ponte localizada na Avenida Beira-Rio, não pode denegrir todos os atletas, organização do evento e o esporte que prega disciplina, respeito e espírito de irmandade.

Na praça, hoje pela manhã, estavam participando desse ato cerca de 30 paratletas, dirigentes e o empresário Newton Patrício Crespi “Cisso”, organizador da Fenajitsu, praticante e incentivador do esporte, em uma demonstração de união e força.

Cisso falou que o grande evento que recebeu atletas de renome internacional, também oportunizou as lutas do parajiu-jitsu, sendo que o que foi visto no domingo pela manhã foi um exemplo de vida e superação.

A esquerda Elcirley Luz Silva e o empresário Cisso Crespi na praça após a limpeza da mesma pelos paratletas. (Imagem: Diplomata FM).

O empresário apresentou sua contrariedade com a repercussão por parte de um jornal de circulação diário da cidade, que pegou, segundo ele, um ato isolado de vandalismo de um paratleta e colocou tudo na “conta” do evento e do esporte.

“Generalizaram como todos fossem vândalos, por se tratar de um esporte de contato. Quem esteve no evento, pode perceber o que separava os lutadores das equipes que acompanhavam das arquibancadas, não eram alambrados, cercas ou portões, eram vasos de flores”.

“Nosso esporte é pautado pela ética e moral”, completou Cisso.

Ao lado na Praça Sesquicentenário, de Alcirlei Luz Silva, Presidente das Federações Brasileira e Internacional de Jiu-Jitsu Paradesportivo, o empresário parabenizou os paratletas pela “bonita ação” de limpeza do local público, antes de voltarem para suas cidades.

Alcirlei inclusive agradeceu a oportunidade de participar de um evento dessa grandeza e o carinho que todos foram recebidos. Ele, inclusive, descreveu que aqui em Brusque os paratletas viveram momentos de emoção e pela primeira vez no Brasil eles também receberam prêmios em dinheiro, numa demonstração de igualdade.

Sobre o paratleta que cometeu o ato isolado de vandalismo a federação já divulgou nota, informando do banimento dele do esporte.

Novos eventos

Após a realização e sucesso da Fenajitsu, Brusque passa a ser a capital brasileira do esporte. E novidades com novos eventos serão anunciadas brevemente. Fiquem ligados!

O Parajiu-Jitsu é o paradesporto do Jiu-Jitsu, e é praticado por paratletas com variadas mobilidades, ao total são 20 classificações funcionais no Parajiu-jitsu, tanta para mobilidade física e cognitiva.

Sair da versão mobile