Início Notícias Geral Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga inicia projeto ‘Fraldas Solidárias’

Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga inicia projeto ‘Fraldas Solidárias’

Voluntários se reunirão em mutirão para produção de fraldas geriátricas e infantis que serão doadas às famílias cadastradas

0

A Ação Social da Paróquia São Luís Gonzaga deu início, neste mês de outubro, ao projeto ‘Fraldas Solidárias, que visa a fabricação de fraldas geriátricas e infantis para atender a demanda das famílias que procuram a ajuda da igreja.

De acordo com a assistente social e coordenadora da Ação Social, Patrícia Antonietti, a produção será viabilizada por meio de uma máquina doada pelos grupos de Emaús da Paróquia. “Ainda em 2019 recebemos a doação desta máquina, mas não conseguimos iniciar a fabricação por conta da pandemia. Como era necessária a vinda de técnicos da empresa fornecedora da máquina, a fim de dar um curso aos nossos voluntários do manejo do equipamento, conseguimos viabilizar isto no mês de setembro e agora iniciamos o projeto”, comenta.

Voluntários se reunirão em mutirão para produção de fraldas geriátricas e infantis que serão doadas às famílias cadastradas. (Foto: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga)

Pe. Diomar Romaniv, scj, ressalta que o primeiro objetivo do ‘Fraldas Solidárias’ é dar atenção aos doentes e idosos que são acompanhados pelos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, pela Pastoral do Idoso e também às demandas da Ação Social, que hoje realiza a doação de fraldas geriátricas e infantis, às famílias cadastradas em seu sistema.

O material para produção das fraldas a Paróquia deve buscar também através de doações. “Nossa primeira proposta é fazer a produção no estilo de mutirão, com esta equipe de voluntários e ver como será a saída dessas fraldas nas doações. Por uma questão de segurança e controle, este equipamento só poderá ser operado pelos voluntários do projeto. Começamos agora com a produção e com o passar do tempo faremos uma avaliação sobre a necessidade ou não da ampliação dos mutirões”, frisa o padre.

Grupo de Gestantes

A coordenadora da Ação Social enfatiza ainda que existe uma demanda alta de doações para as gestantes. No último ano, a pandemia impediu as senhoras que integram o Grupo de Gestantes, ou seja, que produzem as roupas e mantas que fazem parte dos kits entregues às gestantes carentes, de confeccionarem os produtos. “Sempre realizávamos cursos com as gestantes, de dois a três encontros, onde elas recebiam diversas informações e orientações sobre a gestação e os cuidados com o bebê. Finalizados estes encontros, elas recebiam um kit da Ação Social com diversas roupinhas, mantas e também fraldas, ou seja, o primeiro enxoval do bebê. A pandemia nos impediu de realizar estes encontros e também inviabilizou a produção das roupas por parte do Grupo de Gestantes, formado a maioria por senhoras. A Ação Social assumiu estes trabalhos, com a ajuda também das voluntárias que costuraram de casa, a fim de que pudéssemos continuar com as doações. E neste kit, sempre que temos, colocamos fraldas descartáveis. Agora, com o projeto ‘Fraldas Solidárias’, as mamães receberão as fraldas produzidas aqui mesmo pela Ação Social e o mutirão de voluntários”, projeta.

(Foto: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga)

Quem tiver interesse em ajudar com a doação de valores para a compra de materiais utilizados na confecção das fraldas ou com doações diversas para Ação Social, pode entrar em contato com a Secretaria Paroquial 3351-1258. 

(Foto: Assessoria de Imprensa/Paróquia São Luís Gonzaga)

Sair da versão mobile