Início Notícias Educação Escola Professora Augusta Dutra de Souza encerra atividades de 2021 do projeto...

Escola Professora Augusta Dutra de Souza encerra atividades de 2021 do projeto Estudante Cidadão

Na ação que visa o resgate da cidadania, policial militar esteve três vezes por semana na unidade de ensino

0

Com o objetivo de resgatar o referencial à paz, civismo, respeito mútuo e cidadania, 366 alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Professora Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira Baixa, participaram do Projeto Estudante Cidadão, desenvolvido na unidade desde a retomada das atividades presenciais, em outubro, em parceria com o 18º Batalhão de Polícia Militar. Na tarde desta sexta-feira (10), uma solenidade marcou o encerramento das atividades de 2021, com a premiação dos alunos destaques e entrega de certificados.

No Projeto Estudante Cidadão, durante estes dois meses, o policial monitor, Sargento Sidney, esteve presente na escola três vezes por semana. Por meio do uso de metodologia específica, ele desenvolveu diversas atividades com os estudantes. A finalidade foi contribuir com a melhoria no desempenho escolar e na auto-estima dos alunos, valorizando a participação dos pais na rotina escolar, instruindo os alunos sobre cidadania e civismo, enfatizando a necessidade de disciplina, organização e responsabilidade para ter uma vida segura. Desta forma, durante o encerramento, foram premiados os alunos que se destacaram em duas diferentes categorias: mérito disciplinar e mérito intelectual.

Segundo a diretora Cristina Knihs Zierke, o projeto Estudante Cidadão mudou a vida das crianças e a situação da unidade de ensino. “A ação melhorou a autoestima dos alunos, destacou a importância dos estudos, do não uso de drogas, de não se envolver com crimes, e modificou o entorno da escola. Temos orgulho pois, com esse trabalho, nossas crianças dão mais importância a sua vida estudantil e profissional”.

Já o comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, Tenente-Coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, afirma que o projeto resgata valores cívicos perdidos pela sociedade. “Assim, melhoramos a autoestima, o comprometimento e a vontade dos alunos. O projeto só vem agregar e melhorar a vida de alguns jovens que estão carentes dos valores ou precisam ser resgatados”.

Para o Prefeito Ari Vequi, esta interação da força militar de segurança com a comunidade escolar gera muitos benefícios para a sociedade. “Além de ensinarmos as crianças a ler e escrever, devemos ensinar eles a serem bons cidadãos. Agradecemos a Polícia Militar, ao Comandante Otávio, Sargento Sidney e toda a corporação que trouxeram esse excelente projeto para as escolas municipais de Brusque”.

Sair da versão mobile