Início Notícias Geral Núcleo de Jovens Empreendedores realiza palestra sobre crimes digitais

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza palestra sobre crimes digitais

Núcleo de Jovens Empreendedores realiza palestra sobre crimes digitais Segundo o delegado, Vitor Gustavo Alves Machado, a conscientização ainda é a melhor arma no combate a crimes cibernéticos

0

O Núcleo de Jovens Empreendedores, da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), realizou, na noite de terça-feira, dia 22 de março, a palestra intitulada “Crimes Digitais”, ministrada pelo Delegado Regional da Comarca de Brusque, Vitor Gustavo Alves Machado. O evento aconteceu na própria sede da Associação.
Com o avanço dos crimes cometidos através da internet, o Núcleo resolveu intervir e alertar os empresários e toda a comunidade brusquense sobre os cuidados que devem ser tomados na hora de navegar e disponibilizar dados pessoais na rede.
“Por estarmos muito dependentes da tecnologia, infelizmente nos tornamos alvos fáceis. Estamos suscetíveis e vulneráveis. A palestra vem com o intuito de prevenir a população e apresentar formas de se proteger contra esses crimes, que estão crescendo todos os dias”, comentou o coordenador do Núcleo de Jovens Empreendedores, Jackson Mensor.

Crimes digitais
O objetivo desse encontro, segundo o delegado Machado, foi conscientizar as pessoas para que tenham conhecimento dos principais crimes cibernéticos ou crimes digitais, que têm ocorrido em Brusque, e como proceder em caso de sofrer um golpe. “Essa revolução tecnológica que está acontecendo, dia após dia, faz com que esses crimes tendam a aumentar, de forma absurda, cada vez mais. Com o advento da pandemia, houve um isolamento e as pessoas ficaram ainda mais conectadas, o que aumentou, significativamente, o avanço desses casos”, disse.
O palestrante comentou, também, sobre como esses crimes estão sempre se renovando. “Há um ciclo de novos crimes. Um determinado tipo de golpe é deixado de lado e acaba surgindo outro e mais outro e assim por diante, voltando a se proliferar. Atualmente, o que mais está acontecendo é a clonagem de Whatsapp e de redes sociais. Em relação ao Whatsapp, o estelionatário consegue os contatos da vítima e começa a pedir dinheiro emprestado; em relação as redes sociais, ele divulga e tenta vender produtos que não existem”, explicou.
A surpresa maior foi quando o delegado e palestrante comentou que a cidade de Brusque tem, em média, 20 boletins de ocorrência por dia, somente por estelionato. A maioria dos crimes são digitais.

Convite
Para quem tem interesse em conhecer um pouco mais sobre o Núcleo de Jovens Empreendedores, da ACIBr, as reuniões são quinzenais e realizadas nas terças-feiras, às 18h, na sede da entidade, localizada à Rua Pedro Werner, 180, 3º andar, Edifício CESCB, centro 1, (47) 3351-1588.

Informações e fotos: Assessoria de Imprensa | ACIBr

Sair da versão mobile