Início Notícias Cultura Museu Casa de Brusque recebe exposição comemorativa ao bicentenário de nascimento do...

Museu Casa de Brusque recebe exposição comemorativa ao bicentenário de nascimento do Conselheiro Araújo Brusque

0

Na noite de quarta-feira, 25 de maio, o Museu Casa de Brusque recebeu a abertura da exposição “Bicentenário do Conselheiro Brusque – vida e atuação política no seu legado para a colonização”. A exposição estará aberta ao público de 26 de maio a 31 de agosto, e é viabilizada por meio do Projeto do Plano Anual de Atividades 2022, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com recursos destinados pelas empresas locais.

A exposição comemorativa ao bicentenário do Conselheiro Francisco Carlos de Araújo Brusque (1822-2022) apresenta fotografias, objetos pessoais, documentos, uma linha do tempo com datas importantes sobre sua trajetória, legado político e para a colonização europeia.

Araújo Brusque investiu na proposta de compreender as regiões de Santa Catarina e Pará, a partir de suas especificidades, como o clima, recursos naturais e cultura. “Em 1860, promover a colonização europeia se constituiu para ele como uma das principais preocupações, resultando na criação de três núcleos coloniais em nosso estado: Itajahy-Brusque, Angelina e a antiga Teresópolis, hoje constituída pelos municípios de Águas Mornas e São Bonifácio. Apesar de deixar a política para se dedicar à advocacia nos últimos anos de vida, o legado de Araújo Brusque continua vivo na cidade que leva seu nome.

Sair da versão mobile