Início Notícias Geral Audiência pública em Brusque debate inserção de jovens no mercado de trabalho

Audiência pública em Brusque debate inserção de jovens no mercado de trabalho

Encontro foi promovido Ministério Público de Santa Catarina no auditório da UNIASSELVI

0

Debater a importância de incentivar a iniciação profissional de adolescentes, especialmente aqueles em condição de vulnerabilidade social, foi o tema da audiência pública que o Ministério Público de Santa Catarina – MP/SC promoveu na tarde desta terça-feira (9), no auditório da UNIASSELVI, em Brusque. Empresários da região foram convidados para participar do evento, que tem o apoio do Ministério Público do Trabalho – MPT/SC e do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC.

A ação buscou sensibilizar e estimular empresários sobre a importância do reconhecimento da lei federal 10.097/2000 (lei da aprendizagem) e da inserção juvenil no mundo do trabalho, por meio do cumprimento de cota de aprendizagem, resultando assim na transformação social da região. Desde o ano passado, o MP/SC mantém o programa “Trabalhando Juntos”, justamente para estimular a inserção de adolescentes em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho, como estratégia para prevenir a evasão escolar, reduzir situações de risco e até evitar envolvimento de adolescentes com a criminalidade.

O “Trabalhando Juntos” também visa orientar e sensibilizar sobre a obrigatoriedade de contratar jovens aprendizes, como estabelece a Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000). As Promotorias de Justiça escolhem aderir ao programa e implementam as ações nos municípios em que atuam.

A Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Brusque, Fernanda Crevansi Vailati, que fez parte da mesa de autoridades sobre o assunto a falar na audiência pública, foi ouvida pela reportagem no momento que antecedeu o evento!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2022/08/PROMOTORA-FERNANDA-CREVANSI.-3.mp3

Luciana Xavier Sans de Carvalho, Auditora Fiscal do Trabalho, e que também atua nas coordenações de aprendizagem profissional, combate ao trabalho infantil e inclusão de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho falou ao Jornal da Diplomata!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LUCIANA-AUDITORA-FISCAL-TRABALHO.-3.mp3

Marcelo Firmino Vaz, Superintendente do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE/SC, que na audiência pública representou as entidades qualificadoras, também foi ouvido pela reportagem!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MARCELO-CIEE-1.-0.mp3

Durante sua fala na Audiência Pública, Marcelo destacou o grande papel das entidades qualificadores na formação destes jovens através dos programas de aprendizagem.

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2022/08/MARCELO-CIEE-SC.-1.mp3

A Coordenadora do CIEE Brusque, Kátia Maffezzolli, também foi ouvida na oportunidade!

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2022/08/KATIA-MAFFEZZOLLI-CIEE.-2.mp3

Também presente na audiência para tratar das políticas públicas de iniciação ao trabalho com adolescentes em situação de vulnerabilidade e a possibilidade de aplicação do projeto “Trabalhando Juntos”, o Secretário de Desenvolvimento Social de Brusque, Leandro Hyarup, destaca que o programa consiste na indicação de adolescentes, de 14 a 18 anos, que passam pelo fluxo dos equipamentos dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, por meio dos CRAS e Creas. Através disso, os adolescentes são assistidos e recebem o encaminhamento correto ao mercado de trabalho.

https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2022/08/LEANDRO-YARUP-AUDIENCIA.-1.mp3

Fotos: Rádio Diplomata FM

Sair da versão mobile