30 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasGeralCultura e turismo guabirubense em festa

Cultura e turismo guabirubense em festa

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Fundação Cultural e a Diretoria de Turismo abriram oficialmente as portas da casa nova na noite de quarta-feira, 20, com encerramento do 3º BQ(en) cena e apresentação do espetáculo Pequeno Circo de Variedades, da Cia Circo-Íris (SC). O evento reuniu autoridades municipais, empresários e vários espectadores, destacando-se crianças de Guabiruba e Brusque. O momento foi de festa para a cultura e o turismo guabirubenses, que passaram a ter um espaço mais adequado para exercerem suas atividades.

“É um momento que foi muito esperado e representa a amplitude que está atingindo a cultura da cidade. É um espaço mais adequado para os cerca de 500 alunos. A partir de agora temos um auditório com palco para que os artistas locais e até nossos eventos possam ser realizados. Além disso, turismo e cultura trabalharão mais próximos e em sintonia”, disse a superintentende da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt.

O vice-prefeito, Valmir Zirke, enalteceu a atividade cultural e turística de Guabiruba, bem como agradeceu a Prisma Cultural e o empresariado por investimentos via Lei Rouanet. “Estamos muito felizes com essa inauguração e com o resultado das parcerias entre público e privado. Com certeza esse espaço irá refletir em uma dinâmica maior de atividades culturais e mais conforto para quem frequenta a Fundação e a Biblioteca Municipal”, destacou Zirke.

Encerramento do 3º BQ(en)cena

A noite também foi de despedida da 3ª edição do BQ(en)cena. Iniciada em agosto de 2017 com edital nacional para seleção de espetáculos, o projeto proporcionou 33 apresentações de 13 espetáculos, vindos de diversas regiões do país, que se apresentaram nas cidades de Brusque, Botuverá, Florianópolis, Guabiruba e Nova Trento.

Sergio Valle, diretor da Prisma Cultural, realizadora do projeto com o Ministério da Cidadania, agradeceu os patrocinadores e enalteceu a importância das empresas Guabifios e Trust Trading Company, Supermercados Archer, RVB Malhas, Zen S/A e ZM S/A. “A gente não cansa de agradecer a todos que participaram desde o início: patrocinadores, apoiadores e o público. Não existe espetáculo sem púlico, nem público sem espetáculo”, declarou ele, dizendo que o encerramento do projeto foi em Guabiruba, pois a cidade faz jus ao slogan de que “aqui, todo mundo se sente em casa”.

Um certificado foi entregue a cada um dos apoiadores e patrocinadores. Em nome dos empresários, falou o proprietário da Guabifios, Juliano Schumacher. Ele elogiou o trabalho feito durante o BQ em Cena e também o novo espaço da Fundação Cultural e do Turismo, onde funcionava sua empresa. “Quando cheguei aqui me surpreendi”, disse.

Sobre os incentivos culturais, considera a Lei Rouanet importante, necessária e salutar. “Quando se critica a Lei Rouanet, são esses mega projetos de artistas que já têm um nome consagrado, diferentemente desses que a gente viu aqui, capturados pela Prisma Cultural.  Para nós, empresários, é gratificante poder participar desses projetos culturais, principalmente capitaneadas por pessoas sérias”, manifestou.

Após a cerimonia de inauguração do novo espaço e encerramento do 3º BQ(em)Cena, todos se divertiram com os palhaços Grapixo e Pixincha, sócios proprietários de um Pequeno Circo de Variedades. A professora Solange Aparecida Silveira do Nascimento, do bairro São Pedro, em Guabiruba, estava entre a plateia. Para ela, a dupla que apresentou atrapalhados números circenses de malabarismo, acrobacias, mágicas e mistério, foi muito divertida. “Estava muito legal. Sou professora da Educação Infantil e vi muitos dos meus pequenininhos aqui hoje interagindo. Eles não têm vergonha de nada. E para nós, adultos, depois de um dia de trabalho, poder espairecer com uma peça dessas também é muito bom”.

Sobre o novo espaço, a professora diz que já fez curso na Fundação Cultural na antiga sede. “Eu não conhecia aqui. Conheci hoje e com certeza ficou muito melhor”, frisou.

Fique informado

A Fundação Cultural, Diretoria de Turismo e Biblioteca Municipal possuem novo endereço. Fica na rua Brusque, nº 1000, Centro,  antigo escritório da empresa Guabifios.

Publicidade
WhatsApp chat