20.7 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotíciasSaúdeSegunda turma do Programa de Residência Médica da UNIFEBE inicia suas atividades

Segunda turma do Programa de Residência Médica da UNIFEBE inicia suas atividades

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Durante dois anos, três novos médicos realizarão especialização em instituições de saúde de Brusque

A segunda turma do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE) iniciou suas atividades no dia 1º de março. Considerada uma pós-graduação lato sensu, o objetivo é que os profissionais formados em Medicina realizem uma Residência Médica e se especializem em determinada área de atuação clínica.

Durante dois anos, Albiran Dalri Marizio, 32, Daniel Boarini de Souza, 38 e Michely Ficagna, 30, participarão do desenvolvimento das atividades de ensino do Programa no Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux, o Hospital Azambuja, e nas instituições de saúde do município, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica.

Novos residentes
Albiran Dalri Marizio, Daniel Boarini de Souza, e Michely Ficagna são os três novos médicos realizarão especialização em instituições de saúde de Brusque. (Foto: Divulgação / UNIFEBE)

Merizio destaca que com a especialização busca melhorar sua formação e assim estar mais capacitado para atender à população. Para ele, que nasceu em Nova Trento (SC), o maior desafio do programa é entender o funcionamento do hospital e das instituições de saúde para desempenhar com mais zelo sua função.

Michely, que é de Xanxerê (SC), acredita que o Residência Médica é uma porta de entrada para outras subespecialidades, e que estará melhor preparada para prestar atendimento à comunidade.

— Estou feliz de estar aqui. Percebi que há uma preocupação muito grande com o ser humano. Os preceptores também são atenciosos, o que nos dá segurança de saber que não estamos sozinhos. Trabalhamos com vidas e somente se especializando conseguimos dia após dia oferecer mais qualidade à saúde das pessoas — ressalta.

Para Souza, natural de Maringá (PR), o período de Residência Médica será de desafios, aprendizagem e de maturidade profissional e pessoal.

— Fazemos parte de um momento importante para a saúde de Brusque, e estamos aqui para atender da melhor maneira possível a população — destaca.

Residência Médica

O Programa de Residência Médica é promovido pela UNIFEBE em parceria com o Hospital Azambuja e a Prefeitura de Brusque. A finalidade é o aperfeiçoamento da formação médica como ensino de pós-graduação, caracterizada por meio da organização de programas de treinamento em serviço, desenvolvido em ambiente médico-hospitalar e ambulatorial, sob supervisão de profissionais médicos e preceptores.

Até o momento, são ofertadas duas especialidades: Clínica Médica e Medicina de Família e Comunidade. Os residentes trabalham das 7h às 19h de segunda a sexta-feira com plantões em alguns finais de semana.

O coordenador do programa, doutor Antônio de Pádua Santos Lanna, explica que 64 pessoas se inscreveram para a segunda turma de Residência Médica, sendo que 35 foram selecionados para a segunda etapa do processo e três aprovados para ingresso no Programa.

Lanna enfatiza que o Residência Médica tem contribuído significativamente para a melhoria do serviço e atenção da saúde do município de Brusque.

— É uma honra estar à frente deste programa e acompanhar estes jovens médicos no desenvolvimento e aperfeiçoamento da profissão. Nosso intuito sempre é trabalhar de maneira humanizada e melhorar a saúde da população — enfatiza.

Samara Paola Parmeggiani, 29, é residente da primeira turma do programa e está feliz com as conquistas deste período. Ela também acredita que o trabalho com os novos residentes será imprescindível para que se busque cada vez mais uma medicina de melhor qualidade.

Novos Residentes
Novos residentes. (Foto: Divulgação / UNIFEBE)

— Posso dizer que após esse primeiro ano saímos infinitamente melhores do que entramos. Com os residentes da segunda turma aprenderemos mais ainda, pois a medicina é feita de pessoas e todos os dias aprendemos uns com os outros. Além disso, o potencial humano de Brusque é muito grande e sabemos que há um grande interesse de desenvolver a saúde da região — ressalta. 

Publicidade
WhatsApp chat