23 C
Brusque
terça-feira, abril 16, 2024
InícioNotíciasGeralAssembleia do Grupia marca criação do Instituto Bom Samaritano

Assembleia do Grupia marca criação do Instituto Bom Samaritano

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
Grupia
Grupia esteve reunido na manhã desta quinta-feira. (Foto: Diplomata FM)

Na manhã desta quinta-feira (14), foi realizada a assembleia fundacional da Associação Instituto Bom Samaritano – AIBS. A reunião ocorreu na sala de reuniões da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), durante a assembleia mensal do grupo de Proteção da Infância e Adolescência – Grupia.

Na oportunidade foi feita leitura e aprovação do Estatuto Social da Associação Instituto Bom Samaritano.

Grupia
Grupia esteve reunido na manhã desta quinta-feira. (Foto: Diplomata FM)

Objetivos do Bom Samaritano

A Associação Instituto Bom Samaritano tem por objetivo geral apoiar a outras organizações sem fins econômicos, pessoas físicas e a órgãos do setor público com atuação nas áreas de promoção da família, assistência social, saúde, educação, esporte, lazer, meio ambiente, atendimento a pessoas com necessidades especiais, além de outras a serem definidas em Assembleia Geral, bem como a execução direta de projetos e programas inovadores de promoção do desenvolvimento econômico, social e de combate à pobreza, promoção da ética, da paz, da cidadania, da democracia e de outros valores universais, bem como estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos voltados à promoção do bem comum.

Para o Dr. Marcos Eugênio Welter, um dos líderes da organização e presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional de Brusque, o Instituto Bom Samaritano tem por objetivo dar apoio às pessoas necessitadas, crianças, pessoas que sofreram agressões, “projetar essas crianças de forma que um dia eles possam ser alguém na vida”.

Welter explica que este propósito, que agora se tornou realidade, surgiu há 30 anos. “Convoquei naquela época todas os órgãos constituídos de Brusque para formarmos um Instituto pela vida, contra fome e miséria em Brusque. Isso foi apartidário. Uma das pessoas que foi muito útil na nossa instituição foi o Dr. Prudêncio, juiz na época em Brusque, a gente fazia reuniões semanais em vários bairros, e buscávamos os problemas, tentávamos achar a solução, oficiávamos por escrito os órgãos competentes, exigindo deles uma, não só uma explicação, como uma definição, execução e solução dos problemas”, lembra.

Marcos Welter
Marcos Welter é o presidente do Instituto Bom Samaritano. (Foto: Diplomata FM)

Passado algum tempo, o grupo voltava à comunidade verificar se o problema foi resolvido, e se não fosse, o grupo procurava novamente os órgãos encarregados e exigia por escrito, que eles resolvessem os problemas. “Há três décadas, iniciávamos um trabalho que visava o bem-estar, a resolução de problemas da comunidade de um modo geral”, recorda Welter. Com o passar dos anos, muitas situações foram observadas pelo grupo. “Demos conta de que as crianças não tinham amparo, pais, não tinham um responsável. Chegamos à conclusão de direcionar a energia. Hoje estamos aqui com um grupo de quase 30 pessoas, são líderes comunitários, com objetivo de ajudar a resolver o problema das crianças, dos carentes e necessitados esse é o nosso objetivo”, enfatiza Welter.

Dr. Carlos Prudêncio ressalta que a data desta quinta-feira é um dia histórico por conta da fundação do Instituto Bom Samaritano. “É o mais abrangente que podemos ter em termos de Brasil, porque ele vai atingir todas as camadas sociais”, diz.

Dr. Roberto Prudêncio
Dr. Roberto Prudêncio é o vice-presidente do Instituto Bom Samaritano. (Foto: Diplomata FM)

Dr. Prudêncio destaca ainda a pessoa do presidente do Instituto, Marcos Welter. “Um homem dedicado à comunidade, um advogado de primeira linha, escritor, presidente da Academia de Letras, e que agora irá focar na questão social, que ele já entende. Eu, com muita honra, eleito vice-presidente, estarei ao seu lado e acima de nós temos Paulo Kons, presidente do Grupia, do qual o Instituto faz parte, então, estamos muito bem tutelados pelo historiador Paulo Vendelino Kons e os demais de toda a diretoria”, destaca.

O Pároco da Paróquia Bom Pastor, Pastor Edelcio Tetzner, fala sobre o trabalho do instituto Bom Samaritano, ele que faz parte da diretoria executiva. “Estamos começando um trabalho, dado uma demanda que estamos percebendo através das participações no Grupia e é um passo importante, onde o Instituto Bom samaritano quer ser um guarda-chuva de projetos que já existem, mas as vezes não tem a força necessária para adquiris os recursos, tocar e fazer acontecer. Então, é uma alegria participar. É tudo muito novo, embora cada pessoa que está assumindo já traga experiência de outros setores e participações, mas estamos aqui para somar”, destaca.

Grupia
Esta foi a primeira assembleia mensal do Grupia em 2019. (Foto: Diplomata FM)

Paulo Vendelino Kons, coordenador do Grupia, define o Instituto Bom Samaritano como um momento de responsabilidade e um olhar ampliado sobre as realidades da comunidade Brusque, mas, sobretudo uma força a serviço do bem comum. “Juntos vamos construir uma comunidade mais justa, fraterno a, solidária, que tenha compaixão, amor e caridade cristão presente no seu dia a dia”, destaca.

Kons lembra que a fundação do Instituto tem uma representação muito significativa para crianças, adolescentes, famílias e idosos. “Vamos estar presente em todas aquelas frentes onde deve ser promovido o bem comum, onde os interesses da comunidade estejam sempre além de quaisquer outros interesses, e, de uma forma muito concreta, chegarmos onde precisa ser chegada a ação e prática, isso tanto na área da assistência social, como nas áreas onde vamos desenvolver e auxiliar as pessoas a se desenvolver plenamente e com profundo respeito à dignidade de cada ser humano criado a imagem e semelhança de Deus”, explica.

Grupia
Assembleia do Grupia marca criação do Instituto Bom Samaritano. (Foto: Diplomata FM)
Publicidade
WhatsApp chat