Servidores da Saúde e Educação participam de palestra do Programa Saúde na Escola

Programa abrange 46 escolas contemplando mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino

Publicidade
Utilidade pública

O Programa Saúde na Escola (PSE) de Brusque promoveu, na manhã de segunda-feira (8), o primeiro encontro dos articuladores das secretarias de Saúde e da Educação, visando traçar estratégias para 2019. Um dos objetivos do encontro foi a troca de experiências entre a equipe, além de debates sobre as formas de estimular e promover os cuidados com os alunos da rede pública.

Saúde na Escola
Programa abrange 46 escolas contemplando mais de 11 mil estudantes da rede municipal de ensino. (Foto: Divulgação / SECOM)

O PSE foi instituído em 2007, após um Decreto Federal, que estabeleceu como uma forma de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. É através do programa, que agentes de saúde podem ingressar na escola, sejam através de visitas periódicas ou pelo chamamento de algum professor, visando garantir ao estudante o acesso aos serviços de saúde.

No encontro, além de profissionais que representaram as escolas municipais, também participaram integrantes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), técnicos das duas secretarias envolvidas, e as coordenadoras da PSE.

Patrícia Sophiatti, que coordena a ação pela Secretaria de Educação, informa que um dos objetivos do encontro, que era a integração dos articuladores, foi cumprido. “Somos um programa multissetorial, ele visa a promoção e prevenção da saúde na escola, e procuramos através da troca de experiências de informações, ampliar o atendimento em toda a rede municipal”, enfatiza.

Já a coordenadora do programa pela Educação, Deise Freitas de Oliveira Pereira, ressalta que “é a partir dessas ações que alertamos as famílias para os cuidados da saúde do estudante, na maioria das vezes de forma preventiva. Em alguns casos, o aluno é encaminhado para o médico, evitando transtornos em sua saúde”, alerta.

Publicidade
Últimas notícias

Jovens talentos do Beach Tennis de Brusque são destaque em competição

Os atletas de beach tennis da Sociedade Esportiva Bandeirante foram destaque no ITF New Generation - CBT, realizado de...
Publicidade
WhatsApp chat