Câmara de Guabiruba volta a discutir trânsito e mobilidade

No encontro foram discutidos e aprovados pareceres das comissões, dois projetos em primeira votação e um em regime de urgência especial.

Outras notícias da semana

Bandeirante sedia competição nacional de Beach Tennis

As quadras de Beach Tennis da Sociedade Esportiva Bandeirante serão palco do Circuito BRB, organizado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A competição será...

Caminhão guincho atinge poste na Rua Florianópolis

Um caminhão guincho atingiu um poste de energia elétrica, de grande porte, na madrugada desta sexta-feira, 27. A colisão provocou queda no fornecimento de...

Brusque é goleado em casa pela Série C do Brasileiro

O Brusque FC foi massacrado pelo Volta Redondo em pleno estádio Augusto Bauer, na tarde deste sábado, 28, em jogo valido pela penúltima rodada...

Confira o boletim epidemiológico desta segunda-feira, 30 de novembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 201 novos casos confirmados de Covid-19 na cidade, nas últimas 24 horas. Conforme o último boletim epidemiológico...

Na noite de terça-feira, 16 de abril, aconteceu mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Na oportunidade seis vereadores utilizaram o espaço da palavra livre para tratar dos mais diversos temas.

No encontro foram discutidos e aprovados pareceres das comissões, dois projetos em primeira votação e um em regime de urgência especial.

O parlamentar emedebista Haliton Kormann comentou suas indicações com destaque para que solicita o conserto da ponte sobre o Rio Guabiruba, Na Rua José Júlio Schumacher, Centro.

O vereador também destacou o trabalho realizado pela Associação Artístico Cultural São Pedro, para o desenvolvimento do Espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre, que acontece nos dias 18 e 19 deste mês.

O vereador Harri Westarb Neto “Godo” (DEM) no setor esportivo destacou os bons resultados do Caratê em eventos em Santa Catarina e também parabenizou os pilotos da cidade pelos resultados da Etapa de Guabiruba do Gaiola Cross.

Também comentou suas indicações com destaque para o pedido de elevação das travessias elevadas em alguns trechos do bairro Guabiruba Sul.

O vereador Paulo Ricardo Gums (Progressistas) falou sobre a participação dele e dos vereadores Vilmar Gums (PSDB) e Harri Westarb Neto (DEM) na XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Segundo o parlamentar os dias do encontro foram produtivos para saber as situações e pleitos das cidades, momento que foi destacado a possibilidade do início das discussões sobre o Pacto Federativo, foi informado que a partir de setembro haverá um aumento de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e também irá tramitar o fim dos convênios entre municípios e instituições financeiros diminuindo a burocracia na tramitação dos recursos entre federação e municípios.  

O vereador também destacou as visitas realizadas em 16 gabinetes de Deputados Federais de e dois Senadores Catarinenses, na entrega de ofícios e também conversas para buscar melhorias para Guabiruba.

O aumento de acidente na Rua José Júlio Schumacher e proximidades continuou a gerar debates na casa legislativa. O vereador Jaime Luiz Nuss (MDB) voltou a criticar a administração que ainda não realizou ações para resolver o caso, como a instalação de redutor de velocidade ou transformando a via em mão única. As críticas geraram debates entre ele e vereadores de situação que o acusaram de esquecer que muitas ruas foram executadas em padrões inadequados nas gestões do MDB.

O vereador líder de oposição afirmou que estão olhando para o passado, mas esquecem que a cidade de Guabiruba começou a conhecer asfalto e ponte de concreto com obras realizados em gestões do seu partido. 

Cristiano Kormann, vereador líder de governo afirmou que tudo que está acontecendo no trecho da Rua José Júlio Schumacher e em grande parte da cidade com relação a falta de espaço para melhoria viária é fruto da falta de planejamento e visão dos governos do MDB em Guabiruba. Segundo ele os vereadores não podem criticar o prefeito e o órgão de trânsito da cidade que estão na busca constante por melhorias, pois, eles os parlamentares do MDB estão reclamando das ações que eles tomaram no passado.

A vereadora Rosita Kohler destacou a participação de equipes da Secretaria de Saúde de Guabiruba entre os dias 10 e 12 de abril, em Piratuba/SC na 2ª Mostra “Aqui tem SUS”, momento foram apresentadas experiências exitosas de ações no SUS nos municípios. O projeto de Guabiruba foi selecionado para etapa nacional.

A parlamentar ainda destacou o espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” que acontece em Guabiruba e deixou uma mensagem de páscoa para a comunidade.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento sobre a Prestação de Contas do Prefeito Municipal de Guabiruba referente ao Exercício de 2017.

– Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Decreto Legislativo nº 02/2019, que “APROVA A PRESTAÇÃO DE CONTAS DO MUNICÍPIO DE GUABIRUBA, REFERENTEMENTE AO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2017”.

– Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 9/2019, que “DENOMINA VIAS PÚBLICAS MUNICIPAIS”.

– Foi aprovado em regime de urgência especial o Projeto de Lei Ordinária nº 013/2019 de autoria do Executivo, que “DÁ NOVA REDAÇÃO AO §9º DO ARTIGO 1º DA LEI MUNICIPAL N. 1.542/2016, DE 04 DE ABRIL DE 2016”.

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 23 de abril de 2019, no horário regimental às 19 horas.

SourceRedação

Últimas postagens

Confira o boletim epidemiológico desta terça-feira, 1º de dezembro

A Vigilância em Saúde de Brusque registrou 198 novos casos confirmados de Covid-19 na cidade, nas últimas 24 horas. Conforme o último boletim epidemiológico...

Rua Poço Fundo passa por detonação de laje

Nesta quarta-feira (02) a rua Poço Fundo vai passar por uma detonação de rocha, a ação faz parte das obras de drenagem, pavimentação asfáltica...

Apae de Brusque divulga ganhadores da Rifa de 2020 da entidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realizou na segunda-feira, 30 de novembro, a divulgação dos ganhadores da Rifa de...

Mulher morre em acidente na SC-108, em São João Batista

Uma mulher de 31 anos morreu vítima de acidente em São João Batista, na tarde desta terça-feira, 1º de dezembro. De acordo com a...

CDL Brusque e Prefeitura acendem as luzes de Natal nesta sexta-feira, 04

Diferente dos anos anteriores, em 2020 a Praça Barão de Schneeburg de Brusque não terá casa do Papai Noel, para evitar aglomerações devido a...
Publicidade
WhatsApp chat