Cresce o número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública na Câmara

Outras notícias da semana

Governo do Estado divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2021

O Governo de Santa Catarina definiu o calendário que fixa os feriados e pontos facultativos de 2021, válido para os órgãos da administração direta,...

Novo diretor do Sine de Brusque elenca prioridades a frente do órgão em 2021

O novo diretor do Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Brusque, Waldir da Silva Neto (Neto), foi anunciado no início deste mês como responsável...

Presidente da CDL avalia compras de final do ano e destaca inovações no comércio

O presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, Fabrício Zen, esteve ao vivo no Jornal da Diplomata na manhã desta quarta-feira, 13. Em...

Escola de Educação Infantil é arrombada em Guabiruba

Na tarde deste sábado, 09 de janeiro, ocorreu uma tentativa de furto na Escola de Educação Infantil São Pedro em Guabiruba. Ao chegar no...

A Câmara de Vereadores de Brusque realizou audiência pública nesta quinta-feira, 9, sobre bullying e autolesão, o chamado cutting, entre crianças e adolescentes. O tema vem sendo abordado nas escolas pelo psicanalista clínico e graduando em psicologia, Mário Augusto Eccher, que foi o convidado especial da audiência.

Acompanhe a audiência pelo canal da Câmara no Youtube.

De acordo com Mario, os números de casos estão crescendo no município. Dentro das estatísticas levantadas, são pelo menos três novos casos por semana só nas escolas já monitoradas.

Atualmente, o CAPS presta auxílio, por meio de um laboratório de saúde mental. No entanto, Mario defende que o município precisa aumentar a rede de atendimento, por meio de um projeto multidisciplinar.

Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública
Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública (Foto: Assessoria de Imprensa/Claudio Santos)

“As crianças não vão ao CAPS, os pais não levam porque tem preconceito, hoje, nós somos procurados devido a necessidade”, explicou.


Mário Augusto Eccher foi o convidado especial da audiência.

Entre ocorrências relacionadas ao cutting, já se teve constatação de pelo menos quatro tentativas de suicídio – uma delas com internação hospitalar e uma ocorrência de suicídio, que gerou alerta em torno da causa.

Um projeto de extensão no ano passado, em parceria com a Unifebe, revelou os números em Brusque, que identificou a média de uma cada três criança, em duas escolas pesquisadas – na Europa e nos Estados Unidos, as médias são de uma a cada sete.

Só no dia da realização da audiência, Mario Eccher palestrou em duas escolas, onde foram contabilizados 11 casos e uma tentativa de autolesão numa escola, na parte da manhã, e na parte da tarde mais cinco em outra unidade de ensino – não foram relevados os nomes das escolas.   

Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública
Vem crescendo número de casos de autolesão por alunos em escolas, aponta audiência pública sobre bullying e autolesão (Foto: Assessoria/Claudio Santos)

“Nós vamos ter mais casos de suicídio se nós não trabalharmos juntos. Precisamos agir pois nosso sistema de saúde não está pronto”, frisou Eccher.

A meta é criar uma rede multidisciplinar e capacitar os professores e profissionais de educação – sendo que já existem relatos de autolesão até por professores.

O vereador Gerson Luís Morelli, o Keka, um dos proponentes da audiência, manifestou preocupação com o tema.

“Precisamos levar esse conhecimento para os pais e alunos, temos que enfrentar juntos e ter esses projetos na prática”, frisou.

Vereador Keka comenta assunto da audiência ao Jornal da Diplomata

Aliado ao tema, o vereador Marcos Deichmann fez requerimento conjunto para o debate da influência da internet entre crianças e adolescentes, na audiência pública.

“Os números são alarmantes e ainda não está ao conhecimento da população sobre todos os problemas envolvidos. Teremos que agir para apagar o fogo primeiro, depois iniciar um trabalho para reverter”, destacou o vereador.

Vereador Marcos Deichmann comenta sobre o tema da audiência pública

O Jornal da Diplomata deste sábado, 11, vai abordar novamente o tema, na entrevista com Mário Augusto Eccher.

Últimas postagens

Diretora do Santuário Santa Paulina fala sobre programação para celebrar 15 anos da dedicação

Durante o mês de janeiro uma programação especial foi desenvolvida para celebrar os 15 anos da Dedicação do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento....

Santa Catarina tem saldo de mais de 115 mil empresas abertas em 2020

Mesmo com o impacto da pandemia da Covid-19 na economia, Santa Catarina segue firme com o perfil mais empreendedor do Brasil. E os números...

Prefeitura de Brusque realiza formação de lideranças

A Prefeitura de Brusque, por meio da Escola de Administração Pública (ESAP), realiza durante o mês de janeiro, o I Workshop Desenvolvimento de Lideranças....

Covid-19: Confira o boletim epidemiológico desta sexta-feira (15)

O novo boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (15), aponta que Brusque tem 14.755 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 74...

Endorfina – Resultado de 15 de janeiro de 2021

Par de ingressos Cine Gracher. Compre seu ingresso antecipado no cinegracher.com.br *** Ganhadora: Taynara Zeitz ***
Publicidade
WhatsApp chat