29.8 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSem categoriaCâmara de Guabiruba realizou encontro ordinário na terça

Câmara de Guabiruba realizou encontro ordinário na terça

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A terceira sessão ordinária do mês de maio foi realizada na noite de terça-feira, 21, na sede do poder legislativo guabirubense, os trabalhos foram conduzidos pela presidente da mesa diretora da Câmara Municipal, vereadora Rosita Kohler (Progressistas).

Na oportunidade um projeto de lei foi apreciado e aprovado em primeira votação. Os vereadores também deliberaram e aprovaram duas moções.

O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) apresentou moção ao Instituto Federal Catarinense de Brusque (IFC) buscando apresentar o apoio dele e também da casa com relação aos cortes ou contingenciamentos financeiros na casa de 30% anunciados pelo governo federal. Isso segundo o parlamentar pode impactar diretamente na vida de muitos alunos guabirubenses que utilizam da estrutura do IFC.

camaragba (3)
Vereadores no plenário da Câmara Municipal de Guabiruba durante a sessão.

O tema gerou muitas discussões, uns vereadores em apoio à moção outros em apoio ao governo, a moção foi retirada de pauta para aperfeiçoamento da redação, retornando para a ordem do dia em próximas sessões.

O vereador Waldemiro Dalbosco (Progressistas) informou que recebeu a visita do assessor do deputado Altair Silva, solicitando o apoio dos vereadores e lideranças para criação de um Fundo de Manutenção para as Rodovias Estaduais, o parlamentar comentou sobre o tema.

O segundo assunto abordado pelo vereador foi à situação da moção de apoio ao IFC que tramitava na casa. O vereador afirmou que não se trata de ser contra ou a favor do IFC ou da educação, mas se trata do retrato da situação fiscal do Brasil, o edil também lembrou que também outros setores estão sendo atingidos pelo contingenciamento.

Já o vereador Haliton Kormann (MDB) solicitou à Secretaria de Obras, para que providencie a tubulação do esgoto na Rua João Scharf, bairro Aymoré, numa extensão de aproximadamente 200 metros.

A manutenção e limpezas de bocas de lobo em vias no final da localidade de Alsácia, bairro São Pedro, foi assunto cobrado pelo parlamentar. Kormann afirmou que foi procurado por moradores que solicitaram essas melhorias.

Por fim, o medebista comentou sobre a lentidão nas ações dos congressistas brasileiros em analisarem as matérias enviadas ao Congresso Nacional. Da mesma forma, prestou apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro, afirmando que o contingenciamento por ele feito na educação já havia sido também feito em governos passados.

A presidente da Câmara Municipal vereadora Rosita Kohler aproveitou o espaço para convidar os vereadores, imprensa e comunidade para o lançamento oficial do 2º Concurso Talento Guabirubense de Pintura, Desenho e Redação promovido pelo legislativo com apoio da Secretaria de Educação. Nesse ano o tema será “sustentabilidade” e o lançamento acontecerá na Escola de Educação Básica Prof. Carlos Maffezzolli, bairro São Pedro.

ORDEM DO DIA

– Foi aprovado em 1ª discussão e votação o Projeto de Lei Ordinária nº 14/2019, que “CRIA A CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO, REVOGA A LEI MUNICIPAL 861, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2003, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

– Aprovada Moção de Apoio nº 04/2019;

– Aprovada Moção de Apoio nº 05/2019;

Nada mais havendo a tratar, foi declarada encerrada a sessão ordinária, convocando a próxima para o dia 28 de maio de 2019, no horário regimental às 19 horas.

Publicidade
WhatsApp chat