Conhecimento e troca de experiências marcam VII Fórum de RH

Evento ocorreu durante a tarde de quarta-feira, 17 de julho, na Unimed Brusque

Outras notícias da semana

Prefeitura planeja mais uma frente de trabalho para agilizar obra na rua Poço Fundo

Para agilizar a obra na Estrada Geral do bairro Poço Fundo, a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Infraestrutura Estratégica, planeja para...

Brusque se reapresentou na tarde de quarta-feira e já foca no jogo contra o Santa Cruz

O Brusque FC se reapresentou na tarde de quarta-feira (13), no CT Rolf Erbe. Os atletas que não atuaram ou jogaram menos de 45...

Com obras de manutenção, Ponte da Cristalina terá trânsito interditado a partir de segunda-feira, 18

Com o objetivo de melhorar a trafegabilidade entre Brusque e Guabiruba na rua Cristalina, bairro Dom Joaquim, a Prefeitura dos dois municípios, por meio...

Prefeitura de Brusque realiza formação de lideranças

A Prefeitura de Brusque, por meio da Escola de Administração Pública (ESAP), realiza durante o mês de janeiro, o I Workshop Desenvolvimento de Lideranças....

A importância de se trocar experiências e como ser mais assertivo nas contratações foram alguns dos motivos que levaram mais de 70 profissionais ao VII Fórum de RH, realizado na tarde quarta-feira, 17 de julho, na sede da Unimed Brusque. Com o tema “Impacto das boas práticas no recrutamento e seleção nas organizações” o evento reuniu profissionais ligados às áreas de gestão, recursos humanos e analistas de RH.

O Fórum é uma realização da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), com apoio da Unimed Brusque e Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina (ABRH-SC). Os três painelistas convidados desta edição foram Alexandre Buch, da RVB Malhas, Cintia Baranek, da Latina Têxtil e Jenifer Moritz, da Hiper Software. O Fórum foi mediado por Schirlei Knihs Freitas, da empresa Zen AS, que também preside a ABRH Regional Brusque, e por Inajara Hoschprung, coordenadora administrativa da Unimed-Brusque.

Profissionais estratégicos

De acordo com Schirlei, a busca por profissionais qualificados e que tenham uma experiência para poder agregar às organizações é fundamental para garantir o crescimento das empresas, melhorar os resultados e conseguir manter a competitividade em um cenário de grandes desafios.  “Os profissionais de Recursos Humanos são pessoas estratégicas para poder contribuir com as organizações no seu crescimento. Por isso, é fundamental a gente trazer esses conhecimentos e compartilhar essas informações. É de grande valia para todos nós”, comenta.

Mais de 70 profissionais estiveram no VII Fórum de RH, realizado na tarde quarta-feira, 17 de julho, na sede da Unimed Brusque. (Foto: Divulgação /Assessoria de Imprensa)

O gerente de Recursos Humanos da RVB Malhas, Alexandre Buch, foi um dos convidados do VII Fórum de RH e em sua apresentação durante o painel, ele explanou aos presentes a experiência que vive na organização onde trabalha e o fluxo do processo que é fazer e viver o RH em uma empresa de grande porte em Brusque. “Hoje, o processo de recrutamento e seleção é uma das fases mais importantes dentro da gestão de pessoas. Para todas as empresas é preciso ter esse cuidado do olhar humano, de olhar o candidato como a pessoa que vai preencher a lacuna que se tem dentro de uma organização”, destaca.

Mais de 70 profissionais estiveram no VII Fórum de RH, realizado na tarde quarta-feira, 17 de julho, na sede da Unimed Brusque. (Foto: Divulgação /Assessoria de Imprensa)

Coordenadora e consultora de RH da Latina Têxtil, Cintia Baranek, destacou no evento a forma como seu setor de Recursos Humanos atua na empresa, com ênfase no recrutamento e seleção. “Nossa área é gestão humana porque ampliamos esse horizonte. Estamos fazendo um trabalho de transformação organizacional, algo que já vem sendo construído há três anos e um dos maiores impactos é o recrutamento e seleção, ao qual a gente vem reestruturando continuamente para atender essa nova cultura que estamos implantando”, destaca. Para explanar essa forma de gestão, Cintia trouxe para o evento material que descreveu as etapas deste processo, formulários, técnicas e práticas que a empresa vem desenvolvendo para medir o resultado dentro da organização.

Mais de 70 profissionais estiveram no VII Fórum de RH, realizado na tarde quarta-feira, 17 de julho, na sede da Unimed Brusque. (Foto: Divulgação /Assessoria de Imprensa)

Head de Talentos na Hiper Software, Jenifer Manfroi Moritz analisa sua participação no Fórum como uma oportunidade de construção. “Sempre que compartilhamos uma ideia e escutamos um pouquinho de cada um, entendemos processos que podem ser melhorados no nosso dia a dia”, comenta. A profissional diz que é preciso compreender o que leva uma pessoa a buscar por uma vaga em determinada empresa. “Na Hiper a gente acredita muito no impacto do recrutamento e seleção. Então, desenhamos um modelo todo estruturado no nosso código de cultura, os principais valores que as pessoas precisam ter para serem um Hiper. Além disso, dividimos todo o processo, incluindo do gestor ao time. Ninguém entra na Hiper sem passar por, pelo menos, cinco etapas e, no final, todas as pessoas que participam do processo sentam com a gente por pelo menos meia hora e discutem quais são as evidências a favor e possíveis ressalvas quanto a contratação. E em conjunto, a gente entende se faz sentido a pessoa entrar na Hiper ou não”, explica.

Mais de 70 profissionais estiveram no VII Fórum de RH, realizado na tarde quarta-feira, 17 de julho, na sede da Unimed Brusque. (Foto: Divulgação /Assessoria de Imprensa)

A coordenadora administrativa da ACIBr, Bernadete Loos Moritz, reforça a importância do evento para esses profissionais que buscam sempre melhorar em suas áreas. “Para nós da ACIBr é de suma importância realizar o VII Fórum de RH. São sete anos que estamos abordando temas assertivos na questão dos RH das empresas, tentando, cada vez mais, aprimorar as questões de contratação e de como tratar o ser humano dentro das instituições. Eu sempre digo que o know how de saber o que tratar nos eventos está com essas pessoas que estão no dia a dia do mercado de trabalho. A ACIBr oferece isso para seus associados com o objetivo de estar realmente melhorando as gestões das empresas”, comenta.

Este é o sétimo ano consecutivo que o evento tem como grande parceiro a Unimed Brusque. Para a coordenadora administrativa da Cooperativa, Inajara Costa Hochsprung, a cultura de gestão de pessoas é importante para todos os tipos de organizações, o que é praticado pela Cooperativa também. “O tema escolhido para este ano e até o convite para pessoas de empresas daqui trazerem suas experiências, vem de encontro com isso, porque hoje a gente sente uma dificuldade muito grande em ter uma referência e compartilhar esse tipo de informação. Então nós, da Unimed Brusque, ficamos muito felizes em ver o auditório cheio de pessoas que trabalham em RH, algumas delas de empresas as quais muitas vezes fornecemos nosso plano de saúde, e entendemos que isso também é importante, porque conseguimos compartilhar conhecimento nessa área também com elas”, destaca.

Vera Petry, superintendente de operações da RenauxView, prestigiou o evento e, como em todos os anos que participa, sua expectativa era a melhor possível. “Eu acho que tudo pode ser mais simples do que estamos imaginando, porque vejo que a grande questão passa pelo modelo mental. Se entendermos que muito do que a gente precisa já está na gente e em nossas organizações, só precisamos trazer isso à tona”, ressalta.

Viviane Tamasia Maestri trabalha no setor de RH da Tinturaria e Estamparia MH e participou do evento pela primeira vez. “Nossa dificuldade é encontrar o candidato para a vaga que temos disponível no mercado e profissionais qualificados também”. O sentimento em adquirir experiência era latente em Zenilde Pinheiro de Souza Pedrini, funcionária do setor de RH da Rentex Têxtil. Já são três edições participando e ela conta o que a tem feito voltar a cada evento. “Te abre a mente para o assunto. Todas as informações que vêm pra gente são bem-vindas, para que possamos alavancar a contratação. Todos os dias temos desafios, seja no burocrático, seja no pessoal tentando ajudar os funcionários da melhor maneira possível. Tudo começa quando você vai contratar e dali você cria um vínculo com o funcionário”, comenta.

Viver Bem Empresa

Os participantes do Fórum puderem conferir um pouco mais do programa da Unimed Brusque, Viver Bem Empresa, focado em prevenção e promoção da saúde. A proposta foi mostrar aos profissionais de RH que foram ao evento, quais são os benefícios oferecidos pelo programa dentro das organizações. “O objetivo é que eles possam conhecer o programa e experimentar esse cuidado que temos com as pessoas e levem isso para dentro das empresas como uma experiência nova”, detalha Inajara. 

Últimas postagens

Diretora do Santuário Santa Paulina fala sobre programação para celebrar 15 anos da dedicação

Durante o mês de janeiro uma programação especial foi desenvolvida para celebrar os 15 anos da Dedicação do Santuário Santa Paulina, em Nova Trento....

Santa Catarina tem saldo de mais de 115 mil empresas abertas em 2020

Mesmo com o impacto da pandemia da Covid-19 na economia, Santa Catarina segue firme com o perfil mais empreendedor do Brasil. E os números...

Prefeitura de Brusque realiza formação de lideranças

A Prefeitura de Brusque, por meio da Escola de Administração Pública (ESAP), realiza durante o mês de janeiro, o I Workshop Desenvolvimento de Lideranças....

Covid-19: Confira o boletim epidemiológico desta sexta-feira (15)

O novo boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (15), aponta que Brusque tem 14.755 casos confirmados de Covid-19. Nas últimas 24 horas foram registrados 74...

Endorfina – Resultado de 15 de janeiro de 2021

Par de ingressos Cine Gracher. Compre seu ingresso antecipado no cinegracher.com.br *** Ganhadora: Taynara Zeitz ***
Publicidade
WhatsApp chat