19.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSem categoriaAlemães deixam Guabiruba com boas impressões sobre a cidade e a região

Alemães deixam Guabiruba com boas impressões sobre a cidade e a região

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Encerrou neste domingo, 11, a visita dos alemães de Karlsdorf-Neuthard a Guabiruba e região. Depois de dez dias percorrendo diferentes cidades e participando de encontros técnicos para discutir as realidades alemã e brasileira, a comitiva deixou a cidade com as melhores impressões de tudo o que viu, ouviu e experimentou.

Guabiruba
Alemães deixam Guabiruba com boas impressões sobre a cidade e a região. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Guabiruba)

O chefe de Finanças da Prefeitura de Karlsdorf-Neuthard Roland Milani conta que lhe chamou muito a atenção a abundante natureza presente em Guabiruba, com suas montanhas ao redor e muitas árvores e flores espalhadas pela cidade. Ele afirma que também gostou muito do que viu durante a visita ao Parque Nacional Serra do Itajaí. “E mais importante: só encontrei pessoas boas por aqui”, faz questão de ressaltar.

Entre as diferenças mais perceptíveis entre Karlsdorf-Neuthard e Guabiruba, o visitante destaca o fato de que na sua cidade, todas as terras são públicas e um morador só compra o seu lote depois de toda a estrutura pública disponível. Em compensação, uma parte muito pequena é destinada às construções particulares.

Já em Guabiruba, as áreas destinadas para a construções particulares e comerciais são bastante grandes e as pessoas têm espaços generosos para erguer suas casas. Por outro lado, acidade cidade carece de espaços públicos, construções públicas e infraestrutura urbana, incluindo ruas sem nenhum calçamento. “Mas isso não é um problema.

O mais importante são as pessoas que eu conheci aqui”, aponta.
Chamou a atenção ainda a forte influência alemã nas cidades da região, principalmente em Pomerode, por onde os alemães passaram na última quarta-feira, 7.

Encaminhamentos

Na manhã de sexta-feira, 9, o chefe de Finanças Roland Milani e o chefe do Gabinete Técnico de Construção Benjamin Ziefuss participaram da terceira reunião técnica em Guabiruba juntamente com os integrantes do comitê gestor do programa Parcerias Municipais para o Clima para discutir o andamento dos projetos a serem desenvolvidos pelas duas cidades em conjunto.

Conforme explica a arquiteta e urbanista da Prefeitura de Guabiruba Débora Barroero, uma das integrantes do comitê, ficaram definidos quatro eixos temáticos a serem trabalhados daqui para frente tanto em Guabiruba como em Karlsdorf-Neuthard. Esses quatro eixos conduzirão cinco ações.

A mobilidade urbana é uma delas. Nesse quesito, as prefeituras trabalharão com o incentivo cada vez maior ao uso de bicicletas e ao compartilhamento de carros.

A redução da emissão de gás carbônico (CO2) é outro compromisso das duas cidades, que passam a investir na instalação de novos sistemas de iluminação mais eficientes tanto em vias como nas repartições públicas. Também deverá ser elaborado um estudo sobre o potencial da energia fotovoltaica.

Outra forma de contribuir com a redução do CO2 é eliminando o uso de papel no serviço público. “Karlsdorf-Neuthard já conseguiu implantar isso. Nós vamos precisar aprender com eles como aplicar isso na nossa realidade”, explica Débora.

Educação ambiental é o terceiro eixo temático, “Nós já desenvolvemos durante a Semana de Meio Ambiente e através de parcerias com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, o CIMMVI, mas pretendemos ampliar essa atuação trazendo para Guabiruba o Projeto Sairinhas, da Fundação do Meio Ambiente de Brusque”, afirma Débora. “Com isso, também cumprimos outro objetivo que é fortalecer o programa em toda a região e não no município de maneira isolada”, complementa.

Por fim, o quarto eixo temático é a Biodiversidade, com amplo trabalho de preservação ambiental. “Na Alemanha eles estão mais adiantados, mas vamos estudar formas de implantar as ideias deles por aqui como usar o paisagismo urbano e os espaços públicos para preservar nossa fauna e nossa flora”, finaliza a arquiteta.

Últimas atividades

No sábado, 10, os visitantes permaneceram em Guabiruba para uma trilha pelo Parque Nacional Serra do Itajaí e uma visita ao Morro São José e à Cervejaria Kiezen Ruw. No domingo de manhã, ambos embarcaram no voo de volta para a Alemanha a partir de Florianópolis.

Publicidade
WhatsApp chat