Iniciou no mês de agosto uma nova turma do projeto Sairinhas, desenvolvido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), com objetivo de aprimorar a educação ambiental das crianças.
![](https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Projeto-Sairinhas-7-1024x768.jpeg)
A ação é desenvolvida em parceria com a Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Chácara Edith e a Secretaria de Educação. São atendidos alunos do quarto ano das Escolas municipais Augusta Knorring e ngelo Dognini, no contra-turno escolar.
![](https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Projeto-Sairinhas-5-1024x768.jpeg)
Os encontros são realizados prioritariamente na Chácara Edith e durante o projeto são abordados assuntos como água, resíduos sólidos, bioma Mata Atlântica, ecocidadania, agricultura sustentável e ecoturismo.
Visita
Este mês, servidores da Fundema participaram da reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 07 (GTEA RH07), que foi realizado em Rio do Sul.
![](https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Projeto-Sairinhas-3.jpeg)
“Na oportunidade conhecemos a Escola Vila Gropp, que desenvolve diversos trabalhos de Educação Ambiental. A visita contribuiu para o trabalho que realizamos no projeto Sairinhas e em outras ações da Fundação”, destaca a bióloga da Fundema e coordenadora do Sairinhas, Deise Nara Schäfer.
Educação Vem de Berço
A Fundema também esteve durante o mês de agosto na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Luzia. No local, os servidores da fundação desenvolveram o projeto Educação Vem de Berço com um grupo de gestantes da unidade.
![](https://www.diplomatafm.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Projeto-Sairinhas-1.jpeg)
O objetivo do programa é trabalhar questões ambientais e orientar a respeito da forma como ensinamos e apresentamos este tema às crianças.