26.1 C
Brusque
quinta-feira, dezembro 5, 2024
InícioAgendaEventoSemana da Comunicação destaca empreendedorismo de profissionais

Semana da Comunicação destaca empreendedorismo de profissionais

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Sempre que somos desafiados a desenvolver um projeto, somos provocados a desempenhar o melhor que podemos oferecer enquanto associação. Organizar a primeira Semana em Comunicação, no âmbito da sua primeira edição, foi um desafio recompensador. Afinal, não é todo dia que se inclui em um espaço – dividido em três dias, rostos conhecidos do nosso dia a dia, que aceitaram compartilhar suas histórias e experiências na área da comunicação.

Semana da Comunicação destaca empreendedorismo de profissionais. (Foto: Divulgação / APROCORB)

Pensando nisso é que foi realizada a primeira Semana em Comunicação da Associação dos Profissionais em Comunicação da Região de Brusque – APROCORB. Três dias que passaram muito rápido perante tantas experiências compartilhadas para um auditório com sede de conhecer o processo de empreender dos colegas de profissão. Empreender no jornalismo, na publicidade, no marketing. Conhecer como se faz um evento – da concepção à conclusão, como se direciona ao público na hora de falar em público, como pensar fora da caixa na hora de inovar. Dicas valiosas explanadas por quem entende do que ama fazer.

O presidente da APROCORB, Valdomiro da Motta, sente-se orgulhoso e honrado ao ver a concretização do evento, apontando sua alegria em absorver o conteúdo dos painéis e palestras junto aos colegas da área de comunicação. “Como profissional, saí muito enriquecido com o conteúdo apresentado, com as experiências compartilhadas pelos profissionais que estiveram nas três noites. Foi um evento fantástico e que mostra o quanto a associação está empenhada em fazer com que o profissional da comunicação tenha e ocupe o seu espaço. Mais que isso, que as pessoas saibam potencialidade que tem esses profissionais”, destaca.

Semana da Comunicação destaca empreendedorismo de profissionais. (Foto: Divulgação / APROCORB)

Os exemplos de empreendedores que participaram do evento mostram o bom time de profissionais que há em Brusque e região, como aponta da Motta. “Para a associação, foi um ponto muito importante mostrar aos demais profissionais que ela está ativa e atuante, que estamos começando a fazer um trabalho e queremos fazer muito mais. Essa primeira semana foi apenas o começo de uma série de ações que a associação pretende, daqui para frente, desenvolver ”, diz.

Primeira noite – quarta-feira, 28 de agosto

Na quarta-feira, quem abriu a noite como palestrante foi a Relações Públicas Luana Fernandes Alves, que também é diretora da APROCORB. Para a profissional, o objetivo de trocar experiências foi alcançado com plenitude. “Cada um contribuindo da sua forma conseguimos realizar com sucesso nosso primeiro evento de formação para nossos associados e público em geral”, destaca. Apaixonada pela área de eventos, Luana compartilhou um pouco da sua experiência para que o público presente pudesse compreender um pouco de como funciona esse universo, desde o que engloba uma organização, protocolo e até o cerimonial de evento. “Acho que é importante entender o funcionamento dos eventos, desde a sua concepção, até a elaboração e o pós evento, assim como tivemos de outros colegas também, que trouxeram suas experiências. Então, foi bastante válido”, destaca.

Em seguida, o evento reservou espaço para dois jornalistas que escolheram Brusque para viver, trabalhar e, com o passar dos anos, empreender em suas respectivas áreas de afinidade no jornalismo. Suelen Cerbaro também é diretora da APROCORB e, para ela, o evento foi um sucesso. “A primeira Semana em Comunicação da APROCORB permitiu aos profissionais se conhecerem melhor, se vincularem, saberem da trajetória do profissional que está ao seu lado. Gostei muito de participar enquanto painelista, colaborar de alguma forma com os meus aprendizados, com minhas experiências e aprendi muito, também, ouvindo os colegas e suas palestras”, destaca. Além disso, Suelen faz questão de ressaltar a importância de momentos assim para fortalecer a comunicação local e regional. “Correspondeu à todas minhas expectativas, não vejo a hora que venha a próxima”, conclui.

A primeira noite também recebeu o jornalista Sidney Silva, diretor do Jornal Esporte SC. O paranaense falou sobre o trabalho que sua empresa desenvolve em Brusque e região, principalmente da oportunidade de conhecer outros colegas, das mais diversas áreas da comunicação, através do evento para o qual foi convidado como painelista. “Agradeço, muito, à APROCORB pelo convite, a todos os profissionais que contribuíram para que essa iniciativa fosse um sucesso e esperamos ter outros momentos como esse, como troca de conhecimento, para que a gente possa evoluir e fazer a comunicação de Brusque e região uma comunicação mais forte e com apoio de todos os colegas”, enfatiza.

Segunda noite – quinta-feira, 29 de agosto

Na noite de quinta-feira, o professor Luiz Deschamps ministrou fala sobre oratória. Ao término de sua apresentação, relatou como de extrema importância a iniciativa do evento e seu propósito principal junto aos profissionais de comunicação. “Me sinto honrado pelo convite, creio que minha contribuição em uma área que gosto tanto, a oratória, fez com que aprendesse muito, invariavelmente, quando se fala para uma plateia tão seleta, de pessoas habituadas com a comunicação nosso aprendizado é muito importante. O fato dessa iniciativa da APROCORB em promover a Semana em Comunicação e de congregar todos os profissionais desse segmento vai no sentido do que exige o mercado na atualidade: uma prática colaborativa do que competitiva”, enfatiza Deschamps. 

Guédria Motta, sócia-proprietária da Ideia Comunicação Corporativa, falou sobre assessoria de imprensa. Para Guédria, fazer parte do time de convidados da Semana em Comunicação da APROCORB foi um momento de alegria para a empresa. “A formação e o amor pelo jornalismo nos colocam diariamente em defesa da profissão, que deve ser praticada com integridade, ética e responsabilidade”, diz. “A Ideia Comunicação se orgulha da relação de confiança conquistada e hoje estabelecida com clientes e com profissionais da imprensa, da mesma forma que comemora os avanços neste setor, outrora confiados apenas às empresas de grandes centros. É uma alegria praticar um jornalismo empresarial com inspiração”, conclui.

A comunicadora Patrícia Souza explanou sobre o mercado de produção de conteúdo de áudios. A profissional participou do evento na quinta-feira e vê a iniciativa de realização do do mesmo como uma oportunidade de unir profissionais das mais diversas áreas ligadas à comunicação. Se disse feliz com o convite para bater um papo com o público sobre sua experiência diária com locução publicitária, produção d e áudio publicitário e uso da voz comercial em suas diversas finalidades. “Essa troca de experiência que aconteceu durante a Semana em Comunicação da APROCORB foi muito interessante, porque as vezes, na correria do dia a dia, a gente acaba não encontrando nossos colegas de comunicação. Pude contar um pouco de como é a experiência diária de trabalhar com tantas realidades diferentes por todo o Brasil, já que atendo agências, produtoras e rádios do Brasil inteiro e fora do país”, diz.

Terceira noite – sexta-feira, 30 de agosto

Na terceira e última noite do evento, o professor universitário Leonardo Anésio abriu a terceira e última noite do evento. De forma empolgada e otimista, explanou sobre o caminho para quem decide empreender.

“De forma geral, a inovação alinha-se aonde o conhecimento é gerado e compartilhado. Nesse sentido, a APROCORB dá mais um passo para transformar não somente a categoria, mas também como a nossa região consome informação. Participar desse momento junto com outros profissionais é muito gratificante”, destaca ele.

O jornalista Anderson Vieira, ministrante de cursos de oratória e diretor do Portal de Notícias Olhar do Vale, também foi convidado a falar como um dos painelistas, na noite de sexta-feira. Ele vê de forma bastante positiva a realização do evento, declarando ser de extrema importância para Brusque e região algo como foi proposto pela associação. “Além da troca de experiências, foi possível conhecer cases de várias empresas que atuam em Brusque na área da comunicação. Foi muito rico para os participantes, tenho certeza disso, pois houve um aprendizado. É isso que vale no final das contas: a evolução por você aprender algo que ainda não está na sua mente”, destaca Vieira. “Aguardo, ansiosamente, a segunda edição do evento, porque com certeza vocês plantaram uma semente que começará a germinar”, conclui.

A jornalista e sócia-proprietária do Portal da Cidade, Ana Massambani, vê a iniciativa da realização do evento de forma bastante positiva, pois é mais uma ação da associação com intenção os profissionais da comunicação e, mais que isso, proporcionar troca de experiências e informações. 

“Trocar essas experiências dentro da profissão de cada um, trocar experiências de vivências, do empreendedorismo e da atuação em cada ponto do mercado é muito rico. Além de proporcionar uma união da classe ainda mais, proporciona um networking e troca de experiências e informações, então, agrega muito para nosso conhecimento”, destaca.  “A palavra que define esse evento para mim foi, realmente, enriquecedor”, frisa.

A Relações Públicas Francine Michelle Rita, da Gunnen Eventos, dividiu o painel de sexta-feira com Ana e Anderson. Em conversa com o público, Francine falou sobre empreendedorismo e de sua trajetória profissional, e da satisfação em compartilhar experiências. “Fico muito feliz de ver o quanto a APROCORB está lutando e trabalhando para que a nossa classe seja ainda mais valorizada na nossa região. Espero estar junto nos próximos eventos. Foi de grande valia para todos que estavam presente”, avalia.

Para ver a cobertura fotográfica completa das três noites do evento acesse: facebook.com/aprocorb.

Publicidade
WhatsApp chat