26.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasSem categoriaGovernador Carlos Moisés inaugurara terceira subestação da Celesc em Brusque

Governador Carlos Moisés inaugurara terceira subestação da Celesc em Brusque

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Brusque já pode contar com mais energia para se desenvolver. Na manhã desta sexta-feira (4) foi inaugurada a Subestação Brusque São Pedro – terceira subestação de energia elétrica da Celesc no município, com potência de 40 MVA, que vai aumentar em 25% a disponibilidade de energia para a cidade e também para Botuverá e Guabiruba.

O evento contou com a presença do Governo do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés. Essa foi a primeira vez na gestão que ele veio a Brusque e foi recebido pelo prefeito Jonas Paegle e pelo vice-prefeito Ari Vequi e autoridades da região.

Governador e autoridades regionais na inauguração da Subestação da Celesc.

Para o governador, Santa Catarina cresce acima da média brasileira. “Estamos produzindo, crescendo e gerando emprego e renda. Sem energia o empresário não consegue crescer e continuar gerando emprego e renda. Essas decisões estratégicas de investimento na área de infraestrutura de energia elétrica, assim como de gás e fornecimento de água, têm a ver com decisões técnicas do governo. Sem isso, não conseguimos fazer a entrega de segurança, saúde e educação. Primeiro temos que investir em infraestrutura”. declarou Moisés.

Segundo o prefeito de Brusque, a presença do governador foi motivo de alegria para a cidade. “Nossa região está crescendo e gerando cada vez mais empregos. Novas empresas estão se estabelecendo no município e não se faz nada sem energia. Esta subestação é um marco importante para Brusque desenvolver ainda mais a sua economia. Assim, mais impostos ficarão no município para que a cidade continue crescendo, em um momento em que o país passa por dificuldades”, ressaltou Paegle.

O vice-prefeito, Ari Vequi, lembra que a construção da terceira subestação em Brusque pela Celesc era pleiteada desde 2010. “Foi uma briga. Desde a compra do terreno e a escolha da localização, mas no final tudo se encaminhou. Na época em que foi comprado o terreno eu estava na Celesc. Tivemos toda uma discussão ambiental, problemas com a desapropriação. Entramos no circuito em uma reunião na Acibr, que sempre foi parceira e junto com os empresários lutou muito por esta obra. Acreditamos que pelos próximos 30 anos teremos energia suficiente e de qualidade para a nossa cidade”, afirmou.

A subestação

A Subestação Brusque São Pedro conta com oito alimentadores (redes tronco de energia elétrica), que permitem alimentar 40% das unidades de Brusque, 100% do município de Botuverá e 60% de Guabiruba. O investimento foi de R$ 7,8 milhões. 

Atualmente Brusque conta com mais de 56 mil unidades consumidoras. Em Guabiruba são aproximadamente 9 mil e em Botuverá aproximadamente 3 mil. Por abrigarem um forte setor industrial e comercial, cerca de 20% dos maiores consumidores em carga mensal da Celesc no Vale do Itajaí estão localizados nos três municípios.

De acordo com a Celesc, Brusque detém um dos melhores índices de continuidade de fornecimento de energia do Estado.

Publicidade
WhatsApp chat