19.6 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasGeralGRUPIA define últimos preparativos para o 1° AcampVIDA e destaca trabalho do...

GRUPIA define últimos preparativos para o 1° AcampVIDA e destaca trabalho do CONSEG

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img
GRUPIA define últimos preparativos para o 1° AcampVIDA e destaca trabalho do CONSEG. (Foto: Diplomata FM)

Na manhã desta quinta-feira, 10 de outubro, o Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA, esteve reunido em sua assembleia mensal com a participação de quase 25 representantes de diversas organizações do município. O encontro ocorreu no espaço Whizzo Coworking, na Vila Schlösser, Centro II, sede do Instituto Bom Samaritano (IBS).

Com Momento de Oração proferido pelo Padre Alvino Introvino Milani, Capelão do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja, a reunião foi a última antes da realização do Primeiro Acampamento Vida de Promoção do Bem Estar Psicossocial para Adolescentes e Jovens (I AcampVIDA), que acontece na sexta-feira, sábado e domingo (dias 11, 12 e 13 de outubro).

O acampamento vem sendo organizado há algum tempo, terá início nesta sexta-feira e, conforme Paulo Vendelino Kons, coordenador do GRUPIA, terá por objetivo auxiliar adolescentes e jovens com problemas e dificuldades que os levam a extrema dor psicológica e que culminam à autolesão e automutilação. “Isso tudo está sendo organizado, a infraestrutura e logística foi toda providenciada pelo GRUPIA  e por benfeitores”, explica Kons.

GRUPIA define últimos preparativos para o 1° AcampVIDA e destaca trabalho do CONSEG. (Foto: Diplomata FM)

Idealizador e coordenador técnico do I AcampVIDA, o doutor em psicanálise clínica e psicólogo Mário Augusto Eccher destaca que o acampamento objetiva  “favorecer o encontro com o semelhante proporcionando uma identificação positiva de que não estão sozinhos; buscar o entendimento coletivo, a partir das experiências individuais, da razão de usar dor física para aplacar dor existencial; desenvolver resiliência, manobras de enfrentamento e resolução de problemas, habilidades interpessoais e maneiras de administrar emoções; e o fortalecimento de vínculos a partir do cuidado mútuo.”

A assembleia deste mês também deu continuidade a organização de outro importante e tradicional evento solidário que acontece em dezembro em Brusque: o Sétimo Natal de Amor e Fé. “A edição de 2019 da ação ocorrerá dia 1° de dezembro, na comunidade Nossa Senhora da Saúde, no Poço Fundo”, convida Paulo Kons.

Paulo Kons falou ao Jornal da Diplomata, acompanhe!

Paulo Vendelino Kons em entrevista ao Jornal da Diplomata

CONSEG em pauta

A reunião desta quinta-feira também foi de apreciação ao trabalho do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Brusque, grupo que existe há doze anos e busca estabelecer relacionamento entre os órgãos de segurança com a comunidade através de uma organização comunitária, e que tem gerado grandes frutos ao longo dos últimos anos com ações voltadas às crianças da rede pública e privada de ensino do município. O trabalho foi explanado pelo conselheiro, Dr. Sebastião Alexandre Isfer de Lima (Dr. Lima).

Dr. Lima fala sobre as ações desenvolvidas pelo CONSEG. (Foto: Diplomata FM)

Em 2019, o CONSEG completou seis anos da realização do concurso de redação e desenho, se consolidando cada vez mais no município e ampliando seu alcance, com cerca de 20 mil alunos participantes neste ano. “Tendo dito para as crianças que eu tenho quatro filhos e consigo neste trabalho olhar para todas as crianças com o mesmo amor que olho para meus filhos. Tenho dito para eles que o segredo da felicidade é você trabalhar constantemente pela felicidades das outras pessoas, isso traz uma paz interior que te faz sentir sempre feliz, com isso, as pequenas coisas ruins que acontecem na tua vida acabam não tendo nenhum tipo de efeito”, revela o médico Dr. Lima, orgulhoso por ser parte do trabalho em grupo que é desenvolvido pelo CONSEG no município.

Dr. Lima em entrevista ao Jornal da Diplomata

Próxima reunião

A próxima reunião do GRUPIA está agendada para o dia 6 de novembro de 2019, no espaço Whizzo Coworking. A data foi antecipada, excepcionalmente, em virtude de compromissos pré-agendados em Florianópolis que impossibilitaram a realização da reunião do GRUPIA para a segunda quinta-feira do mês, como tradicionalmente ocorre.

Publicidade
WhatsApp chat