21.7 C
Brusque
terça-feira, abril 23, 2024
InícioNotíciasSaúdeSábado tem Dia D da campanha de vacinação contra sarampo em Guabiruba

Sábado tem Dia D da campanha de vacinação contra sarampo em Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Acontece no próximo sábado, 19, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação. A campanha é multivacina com foco em sarampo e febre amarela. Um novo Dia D está marcado para 30 de novembro. Até lá, a campanha fica vigente em todas as unidades de saúde de Guabiruba para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

Sábado tem Dia D da campanha de vacinação contra sarampo em Guabiruba. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Guabiruba)

Nas datas destinadas ao Dia D (19 de outubro e 30 de novembro), o atendimento é na Policlínica das 8h às 17h. Fora dessas datas, todos os cidadãos devem procurar a unidade de saúde mais próxima entre 8h e 16h30 para atualizar suas carteiras de vacinação e a de seus filhos. O documento deve ser apresentado para o atendimento.

Um caso registrado em Guabiruba

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, cerca de 30 casos de sarampo já foram confirmados no estado e outros 30 estão em investigação. Em Guabiruba, um caso foi confirmado neste ano.

O sarampo é uma das doenças mais contagiosas, que se espalha facilmente pelo ar e tem alta transmissão em locais aglomerados com pouca ventilação. As formas mais comuns de transmitir a doença é ao tossir, falar, espirrar, etc. Depois da saída da pessoa doente, o vírus ainda permanece por 30 minutos no local.

Uma pessoa infectada pode transmitir a doença para outros 18 indivíduos em média. A única forma de tornar o corpo resistente ao sarampo é com a vacinação. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas pelo corpo e olhos avermelhados. Ao primeiro sinal, o paciente deve procurar o serviço de saúde o mais rápido possível.

Se não for tratado, o sarampo pode causar inúmeras complicações para a saúde e até mesmo levar à morte.

Campanha de Vacinação contra Sarampo e Febre Amarela em Guabiruba

Dia D 1ª fase – 19 de outubro, sábado

Dia D 2ª fase – 30 de novembro, sábado

Destinado a todas as pessoas acima de 6 meses de idade

Na Policlínica das 8h às 17h

Fora dessas datas, os usuários podem procurar a unidade de saúde mais próxima. É necessário apresentar carteirinha de vacinação. Há doses contra outras doenças disponíveis.

Publicidade
WhatsApp chat