21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralInaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas

Inaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Prefeitura de Brusque inaugurou na manhã de terça-feira (29) o Sistema de Compartilhamento de Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas, frutos do projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”.

A cerimônia foi realizada na Praça Sesquicentenário, com a participação da comitiva do Distrito de Karlsruhe, liderada pelo diretor financeiro Ragnar Watteroth, autoridades municipais, comunidade e imprensa.

“Teremos cinco estações espalhadas pelo município: uma na Praça Sesquicentenário, uma na Unifebe, outra no shopping River Mall, uma no Terminal Urbano e a última no Centro Empresarial. Inicialmente, se não for muito caro para o município, pretendemos manter gratuito para todos”, ressalta o responsável pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (Setram), Renato Bianchi.

Entrevista concedida ao Jornal da Diplomata.

Para a reitora do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Rosemari Glatz a inauguração foi um momento muito rico para toda a comunidade brusquense. “Nosso papel é, como isso, agregar para o desenvolvimento do nosso jovem e, por consequência, para a comunidade”, afirma.

Segundo o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi além da questão da mobilidade, o objetivo da administração municipal é cada vez mais trocar tecnologias e conhecimentos. A inauguração do sistema Bbike é uma maneira prática de a comunidade começar a enxergar melhor essa questão tão importante que são os diversos modais, que podemos utilizar para diminuir o impacto dos veículos”, completa.

De acordo com o diretor financeiro do Distrito de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, é sempre uma grande alegria vir a Brusque. Em seu discurso, ele relembrou as etapas da parceria com o município e falou da importância de cuidar do meio ambiente.

O prefeito Jonas Paegle ressalta que este é um momento ímpar para o município, já que uma nova possibilidade de transporte é apresentada. “Como médico e como prefeito, posso dizer que andar de bicicleta dá uma nova visão para a vida. Ajuda para quem tem predisposição para uma série de problemas. Eu conclamo que todas as pessoas venham experimentar e se cadastrar no Bbike”, destaca.

Inaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas
Inaugurado sistema Bicicletas – Bbike e Estações Fotovoltaicas

Conheça o Sistema

O Bbike é um Projeto Piloto de compartilhamento de bicicletas públicas, inicialmente gratuito, constituído por 5 estações, localizadas, aqui na Praça Sesquicentenário, na UNIFEBE, no Terminal rodoviário, no Shopping Rivel Mall e Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque. O Sistema é composto por 30 bicicletas tradicionais e 11 bicicletas elétricas.

Os interessados deverão se cadastrar a partir do dia 1º de novembro no site www.bbikebrusque.com.br ou diretamente na Secretaria de Trânsito e Mobilidade, onde receberão seu cartão Bbike individual. O sistema terá início integralmente a partir do dia 10 de novembro.

Entenda a parceria

As mudanças climáticas são um desafio global, que demandam atividades em nível local e internacional. Por isso, a Engagement Global, entidade alemã, iniciou em 2011 o projeto “50 Parcerias Municipais pelo Clima”, com objetivo de fortalecer parcerias municipais entre a Alemanha e o Sul Global, nas áreas da mitigação e adaptação às mudanças climáticas, ou seja, na promoção de parcerias municipais para o clima.

Em 2015, Brusque foi convidado a participar, tendo o Distrito de Karlsruhe como parceiro. A partir daí, foram 18 meses de cooperação para a elaboração de um Plano de Ação bilateral, com ações de curto, médio e longo prazo, em atividades aplicadas a órgãos públicos, entidades de ensino, empresas privadas e comunidade em geral.

Deste modo, Brusque e o Distrito de Karlsruhe elencaram temas prioritários, que são: Energias renováveis e Eficiência energética; Proteção contra enchentes; Gestão de resíduos sólidos; Tratamento de esgotos sanitários; Mobilidade sustentável; e Educação ambiental sobre mudanças climáticas, com foco no Desenvolvimento Urbano Sustentável.

Atualmente, a parceria possui três projetos em andamento, sendo cada um deles composto por diversas ações. São eles: Projeto LED/SMIGHT; Potencial Solar; e Mobilidade Sustentável. Todos estes projetos possuem a Unifebe, como entidade parceira.

O projeto de compartilhamento de bicicletas elétricas e tradicionais, com estações de compartilhamento alimentadas por energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, inaugurado na terça-feira, é resultado da junção de ações destes três projetos.

Texto: SECOM

Publicidade
WhatsApp chat