21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasGeralApae de Brusque tem nova diretoria eleita

Apae de Brusque tem nova diretoria eleita

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque realizou na quinta-feira, 28 de novembro, a Assembleia Geral Ordinária que contou com a eleição de sua nova Diretoria Executiva, Conselho de Administração, Conselho Fiscal e Consultivo para o triênio 2020-2022. Na oportunidade foram eleitos para o cargo de presidente Renato Roda, tendo como vice-presidente Maria Teresa Mortiz Montibeller. Os novos diretores e conselheiros assumem o cargo a partir de 1º de janeiro de 2020.

Diretoria Executiva e Conselhos Apae de Brusque 2020-2022. (Foto: Divulgação / Apae Brusque)

Durante a Assembleia também foi realizada a apreciação e aprovação do relatório das atividades da gestão 2017-2019 e das contas do exercício do mesmo período.

Avaliação

O ex-presidente, Sebastião Ernani Póia, há dois mandatos consecutivos no cargo (2015-2017 e 2017-2019) apresentou um balanço das ações e melhorias realizadas na instituição nos últimos três anos, nas áreas de infraestrutura, recursos, projetos contemplados, equipe técnica, contratação profissional e de lazer e esportes. Além disso, falou da experiência em estar à frente da segunda Apae fundada no Brasil e a primeira de Santa Catarina. “A Apae é sempre uma continuidade. Quando assumi a presidência pela primeira vez, há seis anos, fizemos isso, e me dediquei ao máximo para melhorar o que já havia sendo feito. Acredito que consegui fazer muitas coisas boas e entrego essa presidência com muita alegria, pois sabemos que as ações terão continuidade, com muita competência e com o que há de melhor para os nossos alunos. Estou muito feliz pois sabemos que essa nova diretoria também fará um excelente trabalho”, pontuou.

De acordo com ele foram várias e importantes ações realizadas nos últimos três anos, que contribuíram para que a entidade e, em especial os alunos e a comunidade atendidos, pudessem contar com melhores serviços prestados.

Expectativas

O presidente eleito, Renato Roda, agradeceu pela confiança e declarou que as expectativas da diretoria são as melhores, de muito trabalho e dedicação para a instituição, bem como de continuidade às ações já desenvolvidas pela diretoria anterior, e que deram certo. “Boa parte da atual diretoria continua, pois depois que nos tornamos voluntários, criamos um amor pela entidade que nos motiva a nos dedicar e envolver cada vez mais. A Apae de Brusque é uma das maiores de Santa Catarina e um dos desafios é a busca de recursos financeiros para cobrir as despesas mensais, que são grandes. Mas, sempre temos um retorno muito positivo da população de Brusque e região, que dentro do possível, nos ajuda com várias doações, para mantermos os serviços da entidade”, detalhou.

Segundo Roda, são muitos os objetivos da nova diretoria, entretanto uma das principais ações é a melhoria na parte estrutural da Apae. “Hoje a nossa principal deficiência é o espaço físico e vamos buscar a ampliação da área da instituição para termos mais salas de atendimento e de serviços, que vão ao encontro das necessidades dos alunos. Temos já inclusive um projeto de construção de um novo espaço, de aproximadamente 940m², e vamos iniciar a busca de parceiros para a construção desse local”, completou.

Por fim, o presidente eleito enalteceu o trabalho das equipes de profissionais capacitados, colaboradores, prestadores de serviço e do Clube de Mães da entidade, que dão a segurança na realização da continuidade dos trabalhos em prol da instituição.

Alunos eleitos

Ao longo da quinta-feira, 28, também foi realizada a Eleição dos Autodefensores da Apae de Brusque, que são os representantes dos usuários da Apae, semelhante a um ‘Grêmio Estudantil’. A eleição ocorre a cada três anos e se assemelha ao período de eleição da diretoria e conselhos da instituição.

A eleição dos Autodefensores teve todos os processos de uma eleição, incluindo publicação de edital de convocação (divulgado internamente), plenário com propostas, cédula eleitoral com foto e cabine de votação. Ao todo, 13 candidatos se inscreveram. Todo o processo foi acompanhado pelas equipes de Assistência Social e Psicologia da Apae de Brusque.

O processo de votação ocorreu ao longo de todo o dia 28, com a participação exclusiva dos usuários, que na oportunidade elegeram como Titulares, Vivian Saugo e Alisson dos Santos, e como Suplentes, Jaqueline da Silva e Richard Nicolas Colares Gordo.

A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas Apaes, onde os usuários têm espaço para expor suas ideias e sugestões, visando seus direitos. “ Os autodefensores, são portanto, os representantes dos usuários da Apae, como porta voz perante a diretoria e a sociedade.  Ao serem eleitos, eles passam por treinamento, participam de congressos e ações desenvolvidas pela Instituição. É uma forma de participação e, claro, de inclusão da pessoa com deficiência, que se apropria de conhecimento e experiências”, explica a diretora Executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto.

Confira a composição da nova diretoria da Apae de Brusque 2020-2022

Diretoria Executiva:

Diretor Presidente: Renato Roda                                        

Diretor Vice-Presidente: Maria Teresa Mortiz Montibeller

1º Diretor Secretário: Eunice Francisco Furtado                

2º Diretor Secretário.: Haroldo Tormena                             

1º Diretor Financeiro: Cândido Horácio Godoy                  

2º Diretor Financeiro: André Luiz Fernando Popelier       

Diretor de Promoção e Eventos: Evandro Gevaerd           

1º Diretor de Patrimônio: José Ângelo Cunha Voltolini  

2º Diretor de Patrimônio: Ricardo Muller Neto               

1º Diretor Social: Michel Belli      

Conselho de Administração:

Luciana Sbardelati Bertolini

Mary Maria Pruner

Nicolao Hassmann

Clara Cristina da Silva Barni

José Anselmo de Modesti

Lucimar da Silva Mafra

Odair Carlos Barni

Silvana Cosme de Oliveira

Débora Peixer

Onildo Cervi

Marcelo Gartner Belli

Marise Bianchini Piazza

Altamir Antônio Schaadt

Marcio Belli

José Augusto Werner

Conselho Fiscal:

-Efetivos:

Sebastião Ernani Póia   

Sebastião Alexandre Isfer de Lima

Marcio Tamanini

-Suplentes:

Roland Holatz

Marisa Gartner Bruns

Sandra Regina Cani

Conselho Consultivo:

José Ângelo Cunha Voltolini

Marcio Belli

Sebastião Ernani Poia

Saiba mais

Fundada em 14 de setembro de 1955, a APAE de Brusque é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz. Em 2019 a entidade completou 64 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, cerca de 300 alunos recebem atendimento diário.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação: Clínica Uni Duni Tê, Instituto Santa Inês e Centro de Convivência Ruth de Sá.

Presidente eleito Renato Roda e a vice-presidente Maria Teresa Mortiz Montibeller. (Foto: Divulgação / Apae Brusque)
Publicidade
WhatsApp chat