24.9 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralEco Pet realiza neste domingo, 19, o primeiro “Mutirão de Separação; saiba...

Eco Pet realiza neste domingo, 19, o primeiro “Mutirão de Separação; saiba como ajudar

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Neste domingo, 19, acontece o “Mutirão de Separação”, o primeiro do ano de 2020 do projeto Eco Pet Brusque. A ação visa a separação de lacres e tampas de garrafas pet que foram recolhidos no final de 2019 e no começo deste ano, a serem vendidos para empresas de reciclagem. Devido ao engajamento, o projeto recebe materiais descartáveis variados, desde resíduos plásticos, vidros e outros – que necessitam serem descartados corretamente.

“Recebemos tampas plásticas e lacres de alumínio, os demais materiais a população acaba enviando junto, mas não são materiais do projeto. Um dos motivos de termos que separar. (o que não “serve” para o projeto, as pessoas podem descartar no reciclável, ou conforme o material, ao invés de nos enviarem estes materiais que não arrecadamos)”, destaca a organização.

Com os recursos arrecadados na venda dos lacres e tampas plásticas, o movimento fará o castração de cães e gatos abandonados ou sem situações de vulnerabilidade.

O trabalho é prestado por voluntários do projeto. A participação no mutirão também serve para acadêmicos em geral comprovarem horas complementares nas universidades. Os interessados podem entrar em contato via WhatsApp, pelo número: 9-9285 3011. Os trabalhos iniciam por volta das 14h, no local de armazenamento.

Saiba mais informações, no texto divulgado pelo Eco Pet.

O “Mutirão de Separação” é uma das atividades da Eco Pet Brusque e acontece de tempo em tempo, conforme quantidade de materiais recolhidos nos Pontos de Coleta, os quais são armazenados em um espaço cedido.

O objetivo da Eco Pet Brusque é arrecadar e vender tampas plásticas e lacres de alumínio – e materiais afins – para empresas de recicladoras e, com o valor arrecadado, castrar cães e gatos abandonados e/ou em situações de necessidade.

E, claro, incentivar o uso e descarte correto dos “lixos”, a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente.

O intuito da divulgação desta atividade como mutirão, é para unir algumas pessoas para separar o que temos guardado, tornando a ação mais rápida, sem sobrecarregar apenas duas pessoas (o que vem acontecendo por falta de voluntários).

É preciso fazer esta separação pois, os materiais que chegam até nós, são além do orientado/divulgado, são variados, como por exemplo: tampas de metal (as de garrafa de vidro), acrílico, copos plásticos descartáveis, óculos de mergulho, rolhas…e muitos outros “lixos”, que depois colocamos no reciclável! Vale mencionar que muitos lacres estão no mesmo recipiente das tampinhas; são materiais diferentes e vão para empresas diferentes, desta forma, precisamos separá-los também.

Podemos reforçar que, devido ao aumento dos materiais arrecadados, estamos à procura de novo local de armazenamento, possibilitando melhor acesso e espaço aos materiais e voluntários envolvidos em toda a atividade.

Para mais informações, sugestões, opiniões ou até mesmo trocar ideias, podem acessar e seguir o Instagram @ecopetbrusque ou enviar e-mail para ecopetbrusque@gmail.com

Publicidade
WhatsApp chat