Comunidade educacional pode contribuir na elaboração do currículo do território catarinense para o Ensino Médio

O texto está dividido nas quatro áreas do conhecimento, organizadas didaticamente para receber com maior facilidade as contribuições de toda a comunidade escolar e sociedade em geral.

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Utilidade pública

Está aberta para participação de toda a comunidade educacional de Santa Catarina a Plataforma de Consulta Pública do Currículo do Território Catarinense – Etapa Ensino Médio – documento Marco Zero. A consulta, que recebe considerações até 26 de fevereiro, tem como foco a definição do currículo seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O texto está dividido nas quatro áreas do conhecimento, organizadas didaticamente para receber com maior facilidade as contribuições de toda a comunidade escolar e sociedade em geral.

Podem contribuir professores, gestores e estudantes, de todas as escolas públicas e privadas, assim como educadores das regionais da educação, universidades públicas e privadas, além de pais e demais interessados da sociedade em geral. Para dar a sua contribuição, o interessado deve preencher o formulário, ler o documento de uma determinada área de conhecimento e voltar à plataforma para fazer suas contribuições. Os textos de cada área estão com as linhas numeradas para facilitar a elaboração dos comentários no formulário.

A participação de toda a comunidade educacional auxilia na construção de um currículo que expresse um percurso formativo para o jovem catarinense, contemplando todo o estado e que seja efetivamente o Currículo para o Ensino Médio e para a população escolar catarinense. O secretário da Educação, Natalino Uggioni, destaca a importância de a comunidade escolar participar da consulta pública, “todas essas contribuições serão levadas em consideração na elaboração do documento final. Essa é mais uma forma participativa e construtiva que estamos apresentando à sociedade para que de forma democrática todos possam nos ajudar a bem construir um currículo para o Ensino Médio de Santa Catarina, que faça sentido na vida dos jovens catarinenses”.

Essa é a primeira etapa para a definição do Currículo para o Ensino Médio em conformidade com a BNCC. As alterações sugeridas no formulário serão avaliadas para aprimorar o currículo. Além disso, para consolidar o documento final, haverá três seminários com 250 professores da rede de ensino catarinense. O prazo para conclusão de todo o processo de elaboração e aprovação do Currículo do Território Catarinense para o Ensino Médio está previsto para o mês de julho.

A BNCC em Santa Catarina vem, desde 2015, sendo amplamente difundida com a criação da Comissão Executiva Estadual da BNCC e posteriormente o Comitê Executivo em regime de colaboração com Secretaria de Estado de Educação (SED), União dos Dirigentes Municipais de Santa Catarina (UNDIME/SC), Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Conselho Estadual de Educação (CEE) e União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (UNCME). Em 2019, foi aprovado o Currículo Base da Educação Infantil e Ensino Fundamental do Território Catarinense. Neste ano, dando continuidade ao processo, será finalizado e aprovado o Currículo Base do Território Catarinense para o Ensino Médio.

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