Prefeitura inaugura duas Estações da Bicicleta no Centro de Guabiruba

Prefeitura inaugura duas Estações da Bicicleta no Centro de Guabiruba

Publicidade
Utilidade pública

Integrando as ações sugeridas por Guabiruba dentro do programa “Parcerias Municipais pelo Clima”, a Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 21, as duas Estações da Bicicleta instaladas no Centro da cidade.

A entrega simbólica ocorreu na estação que está fixada em frente ao prédio da administração municipal. A outra fica em frente à Fundação Cultural de Guabiruba. As estações são equipadas com um bicicletário, uma caixa com seis ferramentas, uma bomba de ar e um suporte para a manutenção da bicicleta.

A entrega simbólica ocorreu na estação que está fixada em frente ao prédio da administração municipal. (Foto: Prefeitura de Guabiruba / Divulgação)

A ideia foi desenvolvida pelas secretarias de Turismo e Planejamento Urbano da Prefeitura de Guabiruba em parceria com a Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi).

O projeto foi apresentado em uma das conferências realizadas na Alemanha entre os 50 municípios de todo o mundo que fazem parte do programa de parcerias. Guabiruba apresentou a ideia para Karlsdorf-Neuthard como proposta para melhorar a mobilidade urbana na cidade e hoje a efetivou entregando à comunidade.

Conforme o secretário de Turismo de Guabiruba Andrei Muller a cidade já apresenta uma demanda por locais onde estacionar bicicletas com segurança e conforto. “Com as estações pretendemos fomentar ainda mais o uso desse meio de locomoção”, afirma.

Segundo a arquiteta Aline Razera, diretora de projetos da Secretaria de Planejamento Urbano de Guabiruba, o modelo é similar ao que já existe em Pomerode. “A ideia surgiu porque lá já era praticado e percebemos que ele é muito usado principalmente pelas pessoas que fazem o cicloturismo”, afirma. “Elas geralmente vêm de longe e não tinham um local onde fazer a manutenção das suas bicicletas”, explica.

De acordo com Muller, além de incentivar ainda mais os munícipes a utilizarem a bicicleta no seu dia a dia para locomoção, as estações também deverão atender à demanda de ciclistas e ao público interessado em participar de um circuito de cicloturismo que está sendo desenvolvido na região e inclui Guabiruba na rota. O projeto deve ser oficializado até o final deste ano.

O secretário afirma ainda que as duas estações instaladas em frente à Prefeitura e à Fundação Cultural são projetos piloto. “Caso a população aprove, a ideia é instalar em outros pontos estratégicos em diferentes bairros da cidade.

Publicidade
Últimas notícias

Boletim da Covid-19 deste sábado, 12, informa óbito e 70 novos casos

COVID-19 – Boletim epidemiológico 12 de junho 70 novos casos da doença foram registrados em Brusque nas últimas 24h O novo...
Publicidade
WhatsApp chat