27.1 C
Brusque
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasGeralPrefeitura inaugura duas Estações da Bicicleta no Centro de Guabiruba

Prefeitura inaugura duas Estações da Bicicleta no Centro de Guabiruba

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Integrando as ações sugeridas por Guabiruba dentro do programa “Parcerias Municipais pelo Clima”, a Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 21, as duas Estações da Bicicleta instaladas no Centro da cidade.

A entrega simbólica ocorreu na estação que está fixada em frente ao prédio da administração municipal. A outra fica em frente à Fundação Cultural de Guabiruba. As estações são equipadas com um bicicletário, uma caixa com seis ferramentas, uma bomba de ar e um suporte para a manutenção da bicicleta.

A entrega simbólica ocorreu na estação que está fixada em frente ao prédio da administração municipal. (Foto: Prefeitura de Guabiruba / Divulgação)

A ideia foi desenvolvida pelas secretarias de Turismo e Planejamento Urbano da Prefeitura de Guabiruba em parceria com a Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (Assepavi).

O projeto foi apresentado em uma das conferências realizadas na Alemanha entre os 50 municípios de todo o mundo que fazem parte do programa de parcerias. Guabiruba apresentou a ideia para Karlsdorf-Neuthard como proposta para melhorar a mobilidade urbana na cidade e hoje a efetivou entregando à comunidade.

Conforme o secretário de Turismo de Guabiruba Andrei Muller a cidade já apresenta uma demanda por locais onde estacionar bicicletas com segurança e conforto. “Com as estações pretendemos fomentar ainda mais o uso desse meio de locomoção”, afirma.

Segundo a arquiteta Aline Razera, diretora de projetos da Secretaria de Planejamento Urbano de Guabiruba, o modelo é similar ao que já existe em Pomerode. “A ideia surgiu porque lá já era praticado e percebemos que ele é muito usado principalmente pelas pessoas que fazem o cicloturismo”, afirma. “Elas geralmente vêm de longe e não tinham um local onde fazer a manutenção das suas bicicletas”, explica.

De acordo com Muller, além de incentivar ainda mais os munícipes a utilizarem a bicicleta no seu dia a dia para locomoção, as estações também deverão atender à demanda de ciclistas e ao público interessado em participar de um circuito de cicloturismo que está sendo desenvolvido na região e inclui Guabiruba na rota. O projeto deve ser oficializado até o final deste ano.

O secretário afirma ainda que as duas estações instaladas em frente à Prefeitura e à Fundação Cultural são projetos piloto. “Caso a população aprove, a ideia é instalar em outros pontos estratégicos em diferentes bairros da cidade.

Publicidade
WhatsApp chat