15.3 C
Brusque
sábado, abril 20, 2024
InícioNotíciasSaúdeSecretaria de Saúde monitora pessoas com sintomas de coronavírus. Secretário fala sobre...

Secretaria de Saúde monitora pessoas com sintomas de coronavírus. Secretário fala sobre ações e prevenção

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na manhã desta segunda-feira, 16, o Jornal da Diplomata contou com a participação ao vivo do Secretário de Saúde de Brusque, Dr. Humberto Fornari, que falou sobre o monitoramento do setor de saúde com relação a suspeitas de casos de coronavírus em Brusque. Ele falou sobre as medidas que serão adotados a partir dessa semana.

Com base na evolução dos casos no Brasil, até o momento, estima-se que, sem a adoção das medidas propostas pela pasta para prevenção, o número de casos da doença dobre a cada três dias. Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus, que é alta se comparado a outros coronavírus do passado.

As medidas gerais a todos os estados brasileiros, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde. As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da próxima semana, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde.

Ouça entrevista concedida a Sérgio Ferreira.

Áudio Dr. Humberto Fornari.
Publicidade
WhatsApp chat