28.5 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasEconomiaEconomista explica impactos na economia brusquense frente à dependência de importados da...

Economista explica impactos na economia brusquense frente à dependência de importados da China

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O mestre em economia e professor nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito na UNIFEBE, Wagner Dantas, comentou sobre os impactos do chamado lockdown – bloqueio vertical no quadro econômico mundial, que afeta os países em todo o mundo pela pandemia do novo Coronavírus.

No caso do Brasil, conforme destacou Wagner, a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) antes da pandemia era de 2%, porém, a pandemia deve trazer praticamente o mesmo recuo.

“O Brasil já estava saindo de uma situação incomoda ruim nos acumulados de 2015 e 2016 (8%); a economia ia começar a crescer e teve um impacto muito negativo, hoje a economia já trabalha com uma queda de 2% por conta do Coronavírus”, destacou.

A respeito das projeções econômicas do município, Wagner fez uma leitura que Brusque e os municípios da região do Vale do Itajaí possuem relações bilaterais diretas e de muita dependência com a China.

“Nossa cadeia produtiva é muito ligada e depende de 56% de produtos e insumos importados diretamente da China, quando a produção cai a economia sente também; então a expectativa de aumento desemprego é grande”, frisou.

Além do quadro produtivo, os aspectos de consumo também interferem.

“O fechamento do comércio e das atividades aglomerativas fizeram que tivessem o impacto na demanda, pois as pessoas não conseguem comprar”, explicou.

Conforme Dantas, as medidas governamentais são de auxílios importantes dentro da cartilha econômica dos países em pandemia (modo Keynesiano), entretanto, o desafio é o acesso aos recursos financeiro para salvar o setor produtivo através das linhas de créditos.

“O empresariado precisa de caixa e não estão tendo acesso, estão se falando que tem o dinheiro. A coordenação política deveria ser melhor neste momento que as empresas precisam preservar os empregos, acredito que precisa ter uma conversa melhor alinhada – a gente não vê essas medidas chegaram, principalmente aos pequenos empresários”, destacou.

Entrevista ao Jornal da Diplomata, Wagner Dantas, sobre impactos na economia diante do Coronavírus.
Publicidade
WhatsApp chat