20.7 C
Brusque
sexta-feira, abril 26, 2024
InícioNotíciasCulturaFenarreco pode integrar patrimônio cultural de Santa Catarina

Fenarreco pode integrar patrimônio cultural de Santa Catarina

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Um projeto de lei apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Paulo Eccel (PT) coloca a Fenarreco na lista de patrimônios culturais imateriais de Santa Catarina. O processo para concessão do título envolve a análise de diversos aspectos relacionados às motivações e à trajetória da Festa. Caso seja aprovado, a maior festa popular de Brusque pode integrar um seleto grupo de eventos e práticas históricas com um status diferenciado no Estado.

Patrimônio Cultural Imaterial são práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história. Isso gera um sentimento de identidade e continuidade nas regiões onde eles se encontram ou são realizados, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana.

 “A mistura de culturas, em especial das tradições alemãs e italianas, a gastronomia típica e todo esforço da população da nossa cidade fizeram da Fenarreco – e de Brusque – um espaço que chama cada vez mais a atenção de pessoas em todo o nosso País”, observa Paulo Eccel, que apresentou a proposta baseado na avaliação de pesquisadores da área de patrimônio cultural.

Fundada por colonos alemães em 1860, sob o comando do Barão de Schneeburg, Brusque tornou-se uma das pioneiras na indústria catarinense, em especial no ramo têxtil. “Ao longo das décadas sempre houve preocupação com a manutenção das diversas identidades culturais que formam a cidade, em especial a cultura alemã. Inicialmente a Fenarreco foi criada como um complemento da Oktoberfest, no entanto, já mo primeiro ano de realização, em 1985, a mobilização legítima da comunidade a transformou num sucesso e num registro da tradição e do respeito às culturas”, afirma Eccel.

No ano em que acontece a 35.ª edição da Fenarreco, caso o projeto seja aprovado nas Comissões e em plenário, Brusque poderá já ter a festividade incluída na lista de Patrimônios Imateriais de SC.

Publicidade
WhatsApp chat