19.6 C
Brusque
quinta-feira, março 28, 2024
InícioNotíciasGeralReunião da AMMVI dá encaminhamento para o credenciamento de novos leitos de...

Reunião da AMMVI dá encaminhamento para o credenciamento de novos leitos de UTI, via Ministério da Saúde

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, participou na manhã desta segunda-feira (25) da 482ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). O encontro foi realizado através de videoconferência pelo presidente da entidade, Matias Kohler, prefeito de Guabiruba, com os demais chefes de executivos e contou com a participação da Deputada Federal Carmen Zanotto, Presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde no Congresso Nacional.

Em pauta o panorama de enfrentamento e a evolução do coronavírus na AMMVI. Segundo Paegle, um requerimento da associação, será encaminhado a deputada Zanotto visando o credenciamento de novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), entre eles, 10 para o Hospital de Azambuja. “Diferente das estratégias adotadas até agora, via governo estadual, a solicitação desta vez será feita ao Ministério da Saúde, com o apoio da bancada catarinense. A deputada ficou sensibilizada com os pedidos dos prefeitos, e vai buscar o credenciamento de novos leitos, inclusive no Azambuja, que é o hospital que atende Brusque e região. Hoje os pacientes são encaminhados para Timbó. Temos estrutura em nossa cidade e estamos lutando por esse credenciamento”, confirma o prefeito.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações que estão sendo executadas na cidade, como a montagem do Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios, as barreiras epidemiológicas, os pontos de monitoramento, ações de distribuições de máscaras e orientações da população e empresários. Segundo o prefeito – “Brusque tem 115 casos da doença, 52 recuperados e apenas dois pacientes que já estiveram ou ainda estão em UTI. Até agora, nossas estratégias apresentaram resultados positivos”.

Outra observação da cidade está relacionada a preparação da estrutura de profissionais para atuar nas UTI durante o enfrentamento da doença no amito regional. “Como médico, trabalhei mais de 40 anos no Azambuja, boa parte atuando na Unidade de Terapia Intensiva. Precisamos além de equipamentos e respiradores, também de profissionais capacitados para atuar nesses locais. A estrutura física é muito importante, mas precisamos ficar atentos aos recursos humanos de médicos e profissionais para atuar no enfrentamento da pandemia”, finaliza Jonas Paegle.

Prefeito de Brusque, Jonas Paegle, participou na manhã desta segunda-feira (25) da 482ª Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). (Foto: Secom)
Publicidade
WhatsApp chat