Prefeitura de Guabiruba adota medidas mais restritivas para prevenção à Covid-19

Outras notícias da semana

Entidades realizam reuniões com oficial interventora do Registro de Imóveis e juiz corregedor para debater melhorias e celeridade nos processos

A última semana de novembro foi marcada por duas reuniões importantes na cidade de Brusque, em que o tema principal gerou em torno dos...

Aumento dos casos da Covid-19 foi tema principal da reunião da Câmara de Guabiruba

Na noite de terça-feira, 24, aconteceu mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Guabiruba, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). ...

Hospital Azambuja firma parceria com Unimed Brusque para atendimento de clientes sintomáticos respiratórios

O Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux (Hospital Azambuja) firmou nesta semana, uma parceria com a Unimed Brusque, com o objetivo de atender os clientes...

Operação ‘Bioma’ de combate ao tráfico de animais silvestres tem alvo investigado em Guabiruba

Na manhã desta segunda-feira, a Divisão de Investigação Criminal de Brusque - DIC, prestou apoio a "Operação Bioma" desencadeada pela Delegacia de Repressão a...

Devido ao aumento expressivo no número de casos de Covid-19 no município, a Prefeitura de Guabiruba decidiu reforçar a aplicação de medidas restritivas a fim de evitar a propagação da doença. “Estamos nos alinhando com outras prefeituras da região e também às medidas estaduais”, explica o prefeito Matias Kohler. “Nos próximos sete dias, vamos monitorar os resultados e fazer uma avaliação geral ao final da semana que vem. Esperamos que em 15 dias o quadro esteja estabilizado. Caso isso não ocorra, as medidas terão que ser ainda mais restritivas”, ressalta.

Máscaras

Uma das principais mudanças nas regras de combate ao novo coronavírus em Guabiruba é a obrigatoriedade do uso de máscara. Até agora, o decreto municipal sugeria o uso do item. A partir de agora, nenhum estabelecimento poderá receber pessoas sem máscara, que também deverá ser usada na rua.

A Secretaria de Saúde de Guabiruba já distribuiu gratuitamente 32,8 mil máscaras à população. Quem ainda estiver precisando, deve procurar a unidade de saúde do seu bairro.

Isolamento

Conforme pesquisas enviadas à AMMVI (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí), a região é a que menos tem respeitado o isolamento social no Estado. “Precisamos ampliar esse isolamento, já que ele é a melhor medida de combate à Covid”, afirma o prefeito.

Embora a doença acometa pessoas jovens, a taxa de mortalidade é maior entre os idosos. “75% dos óbitos são de pessoas a partir dos 60 anos”, informa. Por isso, as medidas visam também a proteger ainda mais esse público.

Bares, lanchonetes e restaurantes

Todos os estabelecimentos do gênero não poderão ultrapassar 50% da capacidade de atendimento no local mantendo distância entre as mesas. Nenhum poderá permanecer aberto após as 23h. “Num primeiro momento vamos orientar. Em caso de descumprimento, o estabelecimento será notificado e se não for suficiente, será fechado por tempo indeterminado”, esclarece o prefeito Matias Kohler.

Bancos, supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais

Acesso deverá ser controlado pelos estabelecimentos, evitando lotação e atendendo a todas as medidas de prevenção como exigência do uso de máscara, disponibilização de álcool 70% e permissão de entrada a somente uma pessoa por família.

Igrejas, templos e cultos religiosos

Devem seguir todas as orientações constantes na Portaria N. 254 da Secretaria Estadual da Saúde, tais como: ocupação máxima de 30% da capacidade, idosos e pessoas do grupo de risco não devem comparecer às celebrações, uso obrigatório de máscara e álcool 70%, distanciamento de 1,5 metro entre os presentes e higienização contínua do local.

Fiscalização

Polícia Militar, Vigilância em Saúde e Secretaria Municipal de Saúde são os principais órgãos fiscalizadores, no entanto, a partir da próxima segunda-feira, 29, todas as secretarias da Prefeitura de Guabiruba receberão atribuição de fiscal e seus servidores terão autoridade para atuar no cumprimento das normas estabelecidas nos decretos municipal e estadual.

Turismo

Praças, parques, atrativos turísticos e outros espaços públicos ficam fechados por tempo indeterminado. A visitação está expressamente proibida. Polícia Militar e Secretaria de Turismo de Guabiruba, com apoio dos órgãos de saúde e outras secretarias municipais, intensificarão a fiscalização em tais pontos.

Educação, Esporte e Lazer

As aulas presenciais permanecem suspensas seguindo as normas estaduais. As atividades continuam sendo repassadas aos alunos virtualmente, através das plataformas adotadas pela Secretaria de Educação de Guabiruba.

O esporte também segue as recomendações estaduais, ficando permitidos somente os treinos em clubes para atletas profissionais. Eventos de qualquer natureza, incluindo os esportivos, continuam proibidos.

Trilhas, acampamentos e atividades em grupo como caminhadas, passeios ciclísticos, partidas de bocha, dominó, entre outros, estão proibidos por tempo indeterminado.

Gabinete

A partir da próxima segunda-feira, 29, o gabinete do prefeito e vice da Prefeitura de Guabiruba estará fechado para atendimento presencial. O contato poderá ser feito pelo telefone 3308-3100 ou pelo e-mail gabinete@guabiruba.sc.gov.br.

Prazo para as novas regras

As medidas foram decididas durante uma reunião do Comitê Gestor de Combate à Covid-19 de Guabiruba, que envolve representantes de todas as secretarias municipais, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26.

Em essência, o novo decreto municipal apenas reforça a necessidade de cumprimento da legislação estadual já vigente e amplia a fiscalização. As decisões foram tomadas com base em números apresentados pelo mapa da Covid-19 em Santa Catarina. “Na escala de gravidade, saímos do risco alto para o grave e estamos a um passo de entrar no gravíssimo. Se chegarmos a esse ponto, teremos que fechar tudo. Esperamos que pelos próximos 15 dias as medidas surtam efeito, as pessoas respeitem o isolamento e que a gente não precise chegar a esse ponto”, salienta Kohler.

Últimas postagens

Recadastramento de aposentados está suspenso até o fim do ano

 A exigência da prova de vida anual de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até o fim do...

Homem fica ferido após tombamento de caminhão no bairro Limeira

Por volta das 19h30 de sábado, 27, o serviço de segurança da cidade atendeu um tombamento de caminhão na Rua José Walendowski, bairro Limeira....

Obituário de sábado 28 de novembro

Funerária Guabiruba Faleceu às 15h40 de sexta-feira, 27, Maria Marlene Mosimann, 59 anos, que morava na Rua Antônio Carminati, São Pedro. Corpo velado na capela...

Brusque registra o 64º óbito relacionado a Covid-19

Brusque registra o 64º óbito relacionado a Covid-19 A Vigilância em Saúde informa o 64º óbito por Covid-19 em Brusque. Trata-se de um homem de...

COVID-19: Boletim epidemiológico de 27 de novembro

Brusque registrou nas últimas 24 horas 307 novos casos de Covid-19. Agora, a cidade conta com 8.692 pessoas que já contraíram a doença. Deste...
Publicidade
WhatsApp chat