23.8 C
Brusque
sexta-feira, março 29, 2024
InícioNotíciasGeral7º Festival Nacional da Cuca é lançado oficialmente

7º Festival Nacional da Cuca é lançado oficialmente

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Entre os dias 30 de julho a 8 de agosto, o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), em parceria com a Prefeitura de Brusque, realiza o 7º Festival Nacional da Cuca. O evento em 2020 terá um formato diferenciado devido as medidas preventivas adotadas pela pandemia, e será realizado nos sete estabelecimentos que participam do evento, onde o público poderá conferir as delícias produzidas na região nas próprias panificadoras participantes. A mudança do formato do Festival foi necessária devido as medidas adotadas pela pandemia do Covid-19.

Além disso, o 7º Festival Nacional da Cuca fará parte da programação de aniversário dos 160 anos de Brusque, celebrado em 4 de agosto.

Na manhã desta terça-feira, 14 de julho, foi realizado o lançamento oficial do evento, também de modo on-line. Na oportunidade representantes do Núcleo, da ACIBr, da secretaria de Turismo, da prefeitura de Brusque e imprensa acompanharam a divulgação da programação e os inscritos no concurso ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’.

Adaptação

Durante o lançamento do evento, a presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti enalteceu o desafio encontrado pelo Núcleo da entidade, já que inicialmente o Festival havia sido cancelado, por conta da pandemia e as incertezas do momento. “Nós, da diretoria da ACIBr, conversamos com o Núcleo e incentivamos a manutenção do evento e fazer algo diferente, virtual, e que deu certo. Acredito que esse formato é o primeiro do país e traz inovação, expectativas diferenciadas e uma visão de futuro. Acredito também que para os próximos anos o evento deverá ser em um formato, híbrido, tanto com ações virtuais como presenciais. As cucas são um patrimônio gastronômico da nossa região e por isso convidamos a população a ir até as panificadoras participantes e prestigiar o evento”, frisou.

Da mesma forma o diretor de Turismo de Brusque, Sérgio Kunitz ressaltou o apoio dado pela Prefeitura de Brusque desde o início da ideia do Festival ser feito de forma diferente, e que desde então apresentou resultados muito positivos. “Serão quase dez dias do Festival, onde mantemos a tradição viva, a 7ª edição, e temos certeza que será um grande sucesso. Convidamos todos os brusquenses, quem estiver na cidade, para que possam ir até as panificadoras degustar as deliciosas cucas, tanto as que serão vendidas como as produzidas pelo concurso”, reforçou.

Opções de alimentação

Durante a realização do Festival, o público poderá adquirir as cucas produzidas na região nas próprias panificadoras participantes, semelhante ao tradicional ‘Mercado da Cuca’ do evento. As cucas serão disponibilizadas para venda em um caixa, identificada pelo Festival, e o público poderá adquirir e levar para casa. Além disso, de 3 a 7 de agosto, o público também poderá conhecer de perto as receitas inscritas do concurso ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’, que serão reproduzidas pelas panificadoras participantes do Festival e disponibilizadas em um combo no valor de R$ 10 (cuca + café). Parte do valor arrecadado com esta venda será revertido para a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

Toda a programação do evento e as transmissões ao vivo que serão realizadas poderão ser conferidas nas redes sociais oficiais do ‘Festival Nacional da Cuca’. No dia 30 de julho, na quinta-feira, a abertura do evento contará com uma live com o chef Iuri Agostinho, às 19h, que poderá ser acompanhada pelo público de casa. A partir da sexta-feira, 31, já iniciam as vendas das cucas nas panificadoras participantes do Festival. Outras lives também estão previstas na programação e poderão ser acompanhadas pelo público.

O concurso

O concurso ‘A Cuca Nota 10 do Brasil’ também será realizado em um novo formato neste ano. Após o período de inscrição, as dez primeiras receitas inscritas foram selecionadas, onde os participantes enviaram um vídeo com o passo a passo da produção da cuca. Nesta edição participam do Concurso representantes de diversas cidades de Santa Catarina: de Brusque, Indaial, Florianópolis, Joinville, Blumenau e Tijucas.

Os participantes do concurso deverão estar presentes na sede da ACIBr no dia 5 de agosto, às 15h, com suas cucas assadas, que serão apresentadas e servidas ao júri, que fará a avaliação das mesmas com notas, de zero a dez, atribuídas de acordo com os critérios de apresentação, sabor e consistência da massa.

A pontuação final de cada cuca participante do concurso será obtida através da média das notas de cada um dos jurados, sendo a vencedora a que atingir a maior pontuação geral.

“Tivemos fila de espera inclusive, de interessados no concurso, já que este ano limitamos a somente os dez primeiros inscritos e precisamos fazer isso para não gerar muita aglomeração. Todo mundo gostou muito da ideia e acredito que é algo que deve se repetir nas próximas edições. Nossas expectativas são as melhores possíveis e, desde que estamos divulgando o evento, percebemos que o público já está buscando nas panificadoras as cucas. Estamos produzindo bastante, sempre com muito amor e carinho, e com certeza será um evento muito especial. Esperamos que o público prestigie o 7º Festival Nacional da Cuca”, acrescenta a coordenadora do Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da ACIBr, Patrícia Panissa.

Premiação e divulgação

Serão premiadas as três melhores cucas do Concurso, de acordo com os critérios de pontuação e a votação do corpo de jurados. Para o 1º Lugar o vencedor ganhará uma batedeira planetária da empresa SC Equipamentos. Já o 2º Lugar será contemplado com um forno elétrico, da empresa Irmãos Fischer. O 3º lugar ganha uma cafeteira, também da empresa Irmãos Fischer.

Todos os três finalistas serão contemplados com uma cesta de Werner Alimentos e um troféu de colocação.

Os resultados dos vencedores serão divulgados no dia 8 de agosto, último dia de evento, às 18h, que terá transmissão ao vivo, pelas redes sociais oficiais do evento. Os prêmios serão entregues aos três finalistas neste dia, no Hall de entrada do Centro Empresarial, Social e Cultura de Brusque (CESCB).

Confira os dez inscritos no concurso, suas cidades e respectivas receitas:

-Sandra Terezinha B. Ribeiro (Brusque) – Cuca de brigadeiro trufado com damasco

-Luciana Cristina Custodio (Indaial) – Cuca surpresa de doce de leite

-Johana Ensfeld Lueders (Florianópolis) – Cuca rápida Romeu e Julieta

-Vincent Ramom Ponick (Joinville) – Cuca Mimosa (creme 4 leites com morango)

-Juliana da Silva (Brusque) – Cuca Charge

-Carla Persuhn de Oliveira Souza (Blumenau) – Cuca de vinho

-Maria Slomecki Gustsack (Tijucas) – Cuca de nata da Maria

-Leonice Fritzke (Blumenau) – Cuca de abacaxi com nata

-Maria Aparecida Belli Morelli (Brusque) – Cuca da saudade

-Ângelo Alberto Minella (Brusque) – Cuca de Hidromel

Panificadoras participantes do 7º Festival Nacional da Cuca

-Cafeteria e Panificadora Limoeiro

-Panificadora e Confeitaria Moriá

-Padaria e Confeitaria Sodepan

-Sassipan Panificadora e Confeitaria

-Panificadora Zen

-Panificadora e Confeitaria Panissa

-Sol Panificadora e Confeitaria

SERVIÇO

7º Festival Nacional da Cuca

-30 de julho a 8 de agosto

-Nas panificadoras participantes do evento

-Venda de cucas do Festival (caixa) – opção para levar para casa

-Opção de combo no valor de R$ 10 (cuca + café) das cucas participantes do concurso ‘A Cuca -Nota 10 do Brasil’ com as receitas reproduzidas pelas panificadoras

-Mais informações: nas redes sociais (Instagram e Facebook) oficiais do ‘Festival Nacional da Cuca’

Publicidade
WhatsApp chat