17.5 C
Brusque
quinta-feira, abril 25, 2024
InícioNotíciasGeralMatias Kohler, presidente da Ammvi, comenta minuta direcionada aos municípios

Matias Kohler, presidente da Ammvi, comenta minuta direcionada aos municípios

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

O presidente da AMMVI, Matias Kolher, prefeito de Guabiruba, falou ao vivo no Jornal da Diplomata na manhã desta segunda-feira, 20, sobre a minuta elaborada pela associação dos municípios que edita adoção de novas medidas mais restritivas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

O documento serve de balizamento regional e não tem poder de decreto, mas, serve de modelo para as cidades do Médio e Alto Vale do Itajaí.

O conjunto de medidas regionalizadas foi redigido neste domingo, 19, após um encontro virtual entre mandatários que comporem a Ammvi. De acordo com Matias Kolher, a principal preocupação é com a ocupação da estrutura de saúde.

“Esgotamos toda a capacidade de atenção hospitalar de toda a região da Ammvi; ontem às 22h fechamos com 99% dos leitos de UTI ocupados, com 107% de leitos Covid. Este cenário nos empurra, forçosamente, a medidas extremas – que não são de fácil decisão e por isso os prefeitos devem hoje editar seus decretos e buscar sensibilizar aquela parte da população que ainda não entendeu”, comentou Matias.

“Estimamos que 70% da população que já acompanha as restrições, mas temos ainda 30% que estão descompromissadas, que põem em risco os demais; havendo um comprometimento (adesão), estimo um cenário de que nos próximos 14 dias teremos uma diminuição de grau de contágio”, comentou Kolher.

Conforme Matias, as restrições em vista tendem a diminuir o fluxo de pessoas em ambientes públicos e privados, no entanto, o objetivo é manter a atividade econômica regional, de modo adaptado.

“Logicamente não é nada impositivo, mas conseguimos com as reuniões buscar um consenso, pois precisamos que as medidas sejam coletiva; temos de antemão que alguns municípios seguirão medidas mais restritivas e dentro do cenário atender as solicitações de todos os setores”, frisou.

Acompanhe a entrevista.

Publicidade
WhatsApp chat