Câmara Municipal de Guabiruba realiza sessão na noite de terça

Destaque para a saúde, cultura, educação e também a lembrança do "Agosto Lilás".

Publicidade
Utilidade pública

Na noite de terça-feira, 11, os vereadores guabirubenses realizaram mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). Além da presidente a reunião virtual que foi transmitida pela WEBTV do Poder Legislativo, contou a participação dos demais oitos parlamentares e funcionários.

A vereadora Rosita Kohler destacou o Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto que celebra o direito básico do cidadão que é ter acesso à educação.

A campanha “Agosto Lilás” que é realizada em todo país, com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, também foi assunto destacado pela vereadora.

No setor da saúde Felipe Eilert dos Santos (PT) falou sobre a pandemia destacando algumas manchetes negativas: Entrega de resultados podem levar 11 dias; SC registrou uma morte a cada 34 minutos nos primeiros seis dias de agosto. Sobre essa situação o parlamentar teve como conclusão que um estado desenvolvido com Santa Catarina, tudo que o governo estadual e demais dirigentes regionais fizeram não funcionou a contento para conter a pandemia. Segundo ele é necessário rever essa situação e tomar outras ações.

Discorreu também sobre a realização da Conferência da Cultura, que aconteceu de forma remota, mas contou com a participação maciça de artistas, coletivos e pessoas responsáveis pela economia criativa da cidade. O parlamentar destacou os temas discutidos como a queda no setor, um dos mais atingidos pela pandemia, além de destacar a necessidade de uma maior atenção do governo e também a alteração de legislação para ajudar a impulsionar o setor cultural novamente.

A necessidade da contratação de um servidor efetivo para a cultura para poder perpetuar as políticas no setor, a possibilidade da utilização do espaço da Fundação Cultural para realização de eventos com cobrança de ingressos e o incremento de um maior valor financeiros no Fundo da Cultura, segundo o parlamentar passam por mudanças de legislação e serão temas por ele defendidos.

O vereador Haliton Kormann (MDB) solicitou que o PROCON disponibilize através das redes sociais ou imprensa, como o cidadão deve proceder para fazer uma denúncia, qual a documentação necessária. O parlamentar informou que essa sua indicação tem como objetivo esclarecer diversas reclamações por ele recebidas em decorrência da coloração da água e falta da mesma.

Kormann também parabenizou as pessoas envolvidas na implantação do Roteiro do Cicloturismo na região de Brusque/Guabiruba e Botuverá.

Por fim, falou sobre burocracia e altos valores cobrados para a expedição de autorização de novas ligações de energia, água e esgoto. Ele disse que a lei precisa ser revista.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado moção de congratulações nº 09/2020,  dirigida à Câmara Municipal de Brusque, pela passagem dos 160 anos de fundação de Brusque (1860-2020) , nossa cidade mãe de Guabiruba, com os votos de muito carinho e amor por essa terra, que superou muitas adversidades ao longo de sua trajetória, e conquistou um lugar de destaque entre os municípios de SC e do Brasil, sendo conhecido como o “Berço da Fiação Catarinense” , numa demonstração da força empreendedora do seu povo e de sua gente, e que continue na liderança e progresso de uma sociedade feliz e acolhedora.

A próxima sessão ordinária virtual acontece na próxima terça-feira, 18 de agosto, no horário regimental de 19 horas.

Publicidade
Últimas notícias

Assinada ordem de serviço para obra na Ponte Prefeito Antônio Heil (ponte do Guarani)

Empresa contratada pelo município tem prazo de 90 dias para executar os trabalhos Em ato realizado no Gabinete do Prefeito,...
Publicidade
WhatsApp chat