21.4 C
Brusque
sexta-feira, abril 19, 2024
InícioNotíciasPolíticaCâmara Municipal de Guabiruba realiza sessão na noite de terça

Câmara Municipal de Guabiruba realiza sessão na noite de terça

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

Na noite de terça-feira, 11, os vereadores guabirubenses realizaram mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal, sendo os trabalhos presididos pela vereadora Rosita Kohler (Progressistas). Além da presidente a reunião virtual que foi transmitida pela WEBTV do Poder Legislativo, contou a participação dos demais oitos parlamentares e funcionários.

A vereadora Rosita Kohler destacou o Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto que celebra o direito básico do cidadão que é ter acesso à educação.

A campanha “Agosto Lilás” que é realizada em todo país, com objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, também foi assunto destacado pela vereadora.

No setor da saúde Felipe Eilert dos Santos (PT) falou sobre a pandemia destacando algumas manchetes negativas: Entrega de resultados podem levar 11 dias; SC registrou uma morte a cada 34 minutos nos primeiros seis dias de agosto. Sobre essa situação o parlamentar teve como conclusão que um estado desenvolvido com Santa Catarina, tudo que o governo estadual e demais dirigentes regionais fizeram não funcionou a contento para conter a pandemia. Segundo ele é necessário rever essa situação e tomar outras ações.

Discorreu também sobre a realização da Conferência da Cultura, que aconteceu de forma remota, mas contou com a participação maciça de artistas, coletivos e pessoas responsáveis pela economia criativa da cidade. O parlamentar destacou os temas discutidos como a queda no setor, um dos mais atingidos pela pandemia, além de destacar a necessidade de uma maior atenção do governo e também a alteração de legislação para ajudar a impulsionar o setor cultural novamente.

A necessidade da contratação de um servidor efetivo para a cultura para poder perpetuar as políticas no setor, a possibilidade da utilização do espaço da Fundação Cultural para realização de eventos com cobrança de ingressos e o incremento de um maior valor financeiros no Fundo da Cultura, segundo o parlamentar passam por mudanças de legislação e serão temas por ele defendidos.

O vereador Haliton Kormann (MDB) solicitou que o PROCON disponibilize através das redes sociais ou imprensa, como o cidadão deve proceder para fazer uma denúncia, qual a documentação necessária. O parlamentar informou que essa sua indicação tem como objetivo esclarecer diversas reclamações por ele recebidas em decorrência da coloração da água e falta da mesma.

Kormann também parabenizou as pessoas envolvidas na implantação do Roteiro do Cicloturismo na região de Brusque/Guabiruba e Botuverá.

Por fim, falou sobre burocracia e altos valores cobrados para a expedição de autorização de novas ligações de energia, água e esgoto. Ele disse que a lei precisa ser revista.

ORDEM DO DIA

Foi aprovado moção de congratulações nº 09/2020,  dirigida à Câmara Municipal de Brusque, pela passagem dos 160 anos de fundação de Brusque (1860-2020) , nossa cidade mãe de Guabiruba, com os votos de muito carinho e amor por essa terra, que superou muitas adversidades ao longo de sua trajetória, e conquistou um lugar de destaque entre os municípios de SC e do Brasil, sendo conhecido como o “Berço da Fiação Catarinense” , numa demonstração da força empreendedora do seu povo e de sua gente, e que continue na liderança e progresso de uma sociedade feliz e acolhedora.

A próxima sessão ordinária virtual acontece na próxima terça-feira, 18 de agosto, no horário regimental de 19 horas.

Publicidade
WhatsApp chat