Guabiruba Saneamento explica falta de água no final de semana, após rompimento de adutoras

Publicidade
Utilidade pública

Problemas técnicos geraram falta de água no município de Guabiruba no final de semana. De acordo com o diretor de concessão da Guabiruba Saneamentos, Guilherme Paladini, o temporal que atingiu a região na sexta-feira, 14, provocou danos no sistema.  

As situações mais graves foram registradas na estação de captação dos bairros Guabiruba Sul e no Lageado. Os dois sistemas abastecem várias localidades, inclusive a região central.

Conforme Paladini, em entrevista ao Jornal da Diplomata, os problemas técnicos foram sanados, mas, algumas situações pontuais estão em monitoramento.

“Elas obstruíram em função das chuvas e a gente teve rompimento de duas adutoras, uma no centro e outra no lageado”, explica.

Com a volta do funcionamento do sistema localizado nos bairros Guabiruba Sul e Lageado, uma grande área voltou a ter fornecimento de água, principalmente bairros Holstein, Alsácia, Pomerania, São Pedro e Centro.

“Tiveram o abastecimento normalizado ao longo do dia, com algumas situações pontuais, que a nossa equipe atendeu”, frisou Paladini.

Porém, o sistema do Lageado teve o dano mais grave.

“Foi mais agressiva, numa adutora de um quilometro e meio, que precisamos verificar metro a metro para localizar o ponto de obstrução; é um trabalho demorado e nossa equipe trabalhou por 48h – foi identificado na noite de ontem (domingo), às 23h, quando o sistema voltou à operação”, explicou.

Segundo Paladini, o sistema do Lajeado está abastecido e pressurizado, com situações pontuais em verificação pela equipe técnica.

“Toda a situação de caso extremo como este ocorrem situações pontuais, nossa equipe técnica mantém o monitoramento”, ressaltou.

Comunicação – Em razão de muitas reclamações da comunidade, nas redes sociais e na imprensa, a Guabiruba Saneamento procura melhorar os sistemas de comunicação.

Conforme Guilherme, uma das próximas ações será a criação de um grupo de WhatsApp aberto com os bairros, para alinhar as informações.

“Nas próximas semanas vamos iniciar um grupo geral para qualquer interessado, que será dedicado à manter a população informada”, frisou.

Atualmente, a Guabiruba Saneamento atende pelo 0800-8425581 ou em mensagem de texto pelo contato (47) 9-9914-31297 – e através da fanpage no Facebook.

“O sistema ficou muito tempo sem ter investimentos necessários, temos várias melhorias em andamento para otimizar a distribuição e qualidade da prestação de serviço, mas esses projetos levam tempo”, comentou Paladini.

A entrevista completa será destaque no Jornal da Diplomata desta terça-feira, 18.  

Publicidade
Últimas notícias

Polícia localiza cão que havia sido levado de frente de residência, em Guabiruba

A Polícia Militar de Guabiruba atendeu uma ocorrência na manhã desta terça-feira (11), onde um cachorro havia sido levado...
Publicidade
WhatsApp chat