Guabiruba inicia nova etapa de testagem aberta para Covid-19

Publicidade
Utilidade pública

A testagem aberta para Covid-19 em Guabiruba, que teve início no dia 2 de setembro, avança para uma nova etapa a partir da próxima semana. A partir do dia 28 de setembro até 21 de outubro, os bairros passam a receber uma nova remessa de testes rápidos para atender a população em horários diferentes do que foi realizado nas etapas anteriores.

Até agora, foram aplicados 1.695 testes rápidos na população que procurou os pontos de testagem durante a etapa anterior. Todos os servidores públicos municipais foram testados, tanto da Prefeitura como da Câmara de Vereadores, e também 100% da equipe que trabalha na Apae. Ao todo, 80 positivaram.

De acordo com a equipe da Secretaria de Saúde de Guabiruba, houve uma expressiva quantidade de resultados positivos em pessoas que não apresentam ou não apresentaram nenhum sintoma. Essa é uma das principais vantagens da testagem aberta, uma vez que o monitoramento e os cuidados para evitar a propagação do vírus se tornam mais eficazes.

Muitos dos pacientes positivados inclusive já não estão mais com Covid-19, situação que é possível detectar nos testes. Desse modo, as estatísticas de confirmados e recuperados tiveram uma alta durante a testagem rápida não coincidindo, por esse motivo, com a de casos ativos.

Cuidados permanecem

Embora as estatísticas venham apresentando um quadro estável na contaminação por Covid-19 no município, a secretária de Saúde Patrícia Heiderscheidt ressalta que é de suma importância continuar mantendo todos os cuidados para evitar o contágio. “O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento ainda são as principais formas de combate ao vírus”, alerta.

“O fato é que ainda temos casos positivos na cidade. Portanto, o vírus ainda está entre nós e isso exige cuidado”, complementa a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Guabiruba Ana Lúcia Tolentino.

Por essa razão, o Centro de Triagem de Guabiruba continua funcionando normalmente, sem alteração nos horários e protocolos. Segundo Michele Cabreira da Rosa, enfermeira coordenadora do programa de Atenção Básica em Saúde de Guabiruba, é importante que a população participe da testagem para um controle cada vez melhor da doença na cidade.

Testagem aberta

Como forma de oferecer uma nova oportunidade aos que não conseguiram comparecer nos pontos de testagem na primeira etapa, a Secretaria de Saúde vai reabrir os pontos em novo horário: das 18h às 21h.

O procedimento dividido por bairro permanece, portanto, é indispensável a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência para atendimento.

Quem está com sintomas, deve procurar o Centro de Triagem. Quem já fez o teste rápido na primeira etapa ou já teve resultado positivo em algum momento não deve procurar testagem rápida para que, assim, mais pessoas tenham a oportunidade de fazer o teste.

Confira o novo cronograma para testagem aberta em Guabiruba:

Horário: 18h às 21h

Bairro Dia Local
São Pedro 28/09, segunda-feira Escola Carlos Maffezzolli
Lageado Baixo 30/09, quarta-feira Escola Osvaldo Ludovico Fuckner
Guabiruba Sul 05/10, segunda-feira Escola Anna Othília Schlindwein
Aymoré 07/10, quarta-feira Escola Germano Brandt
Planície Alta 14/10, quarta-feira Salão da Igreja
Lageado Alto 14/10, quarta-feira Salão da Igreja
Pomeânea Centro Imgirantes 19/10, segunda-feira Centro de Triagem*
Pomerânea Centro Imigrantes 21/10, quarta-feira Centro de Triagem*

* Além dos bairros citados, moradores de outras localidades também poderão procurar o Centro de Triagem nos dias 19 e 21 no horário para testagem rápida.

Publicidade
Últimas notícias

Vigilância em Saúde divulga boletim epidemiológico deste sábado, 31

Chegam a 27.683 os casos confirmados de Covid-19 em Brusque desde o início da pandemia do novo coronavírus. Esta...
Publicidade
WhatsApp chat