25.6 C
Brusque
quarta-feira, abril 24, 2024
InícioNotíciasCulturaPhilarmonia Brusque surge com inovações para integrar música instrumental e outras artes

Philarmonia Brusque surge com inovações para integrar música instrumental e outras artes

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A música clássica instrumental em Brusque ficou em pausa, desde o início da pandemia, mas, gradualmente, a harmonia foi retomada, pelo surgimento da Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque.

Cristina Sapata e Sergio Westrupp nos estúdios da Rádio Diplomata
Cristina Sapata e Sergio Westrupp nos estúdios da Rádio Diplomata

Sobre os planos da APB, o maestro Sérgio Westrupp e a secretária da associação, Cristina Sapata, estiveram ao vivo no Programa da Hora, para comentar sobre os objetivos do novo movimento cultural, que pretende avançar fronteiras, além da partitura musical.

Acompanhe a entrevista no link:

Entrevista com o maestro Sergio Westrupp e Cristina Sapata no Programa da Hora

“Em poucos meses a gente conseguiu construir um novo projeto para cidade e região e não quero ser presunçoso, mas, para o estado de Santa Catarina”, disse Sérgio.

Músicos do projeto Philarmonia Brusque
Músicos do projeto Philarmonia Brusque (Foto: Divulgação)

O primeiro conceito, de acordo com Westrupp, está incorporado no próprio nome da associação.

“Philamornia é uma agremiação de amigos, em prol da arte”, explicou.

O ponto de partida da PB se deu após o fim da Escola de Música do CESCB e a Orquestra de Câmara do CESCB, que durou por 14 anos. Os alunos e o grupo musical começaram a fomentar o anseio pela continuidade e o novo projeto surgiu.  

“Pensamos se seria só formar um grupo instrumental novamente ou se aventurar em algo mais amplo, trazer para Brusque um outro olhar para às produções artísticas e não individualizadas”, disse Sergio.

Maestro Sergio Westrupp regendo ensaio da Philarmonia Brusque
Maestro Sergio Westrupp regendo ensaio da Philarmonia Brusque (Foto: Divulgação)

Em torno de 22 musicistas, sob a regência de Westrupp, idealizaram que a Philarmonia servirá como agregadora de estilos culturais juntando música instrumental com a dança, teatro, arte visuais, linguagens artísticas, entre outras.

Diretamente, a PB conta com a Orquestra Philarmonia Brusque, com 22 integrantes e a Camerata Philarmonia Brusque, com 10 músicos.

“Acho que tentar tirar essa fragmentação e promover algo maior e penso que a Philarmonia mantém um grupo instrumental, mas com a capacidade de dialogar melhor com as outras áreas e com mais liberdade pois é a gente que vai gerir o processo”, destacou Sergio.

Logo marca da Philarmonia Brusque
Logo marca da Philarmonia Brusque

Camarote Virtual – Já em fase de ensaios e visando se adequar aos desafios da pandemia, a APB (Philamornia Brusque) está produzindo o Camarote Virtual, que são video-clipes que servirão para apresentação do novo grupo, já dando uma amostra

Ao total serão oito videoclipes que serão produzidos a partir de novembro e que serão veiculados com exibição até final do março, com datas escalonadas para cada tipo de apresentação. Além da orquestra, a apresentação contará com a participação da cantora Tatiane Krüger Niebuhr – do estúdio Viva Voz. Será um primeiro encontro entre os instrumentos eruditos com performance de voz e bailarinos.

“No primeiro Domingo de Advento vamos lançar quatro clipes de natal e depois mais quatro para o restante da temporada até março”, explicou Westrupp.

Ensaio para o Camarote Virtual
Ensaio para o Camarote Virtual

A participação do público se dará de forma não presencial; por isso, o APB ofertará o ingresso digital, que colocará o nome do expectador no final do videoclipe, em forma de agradecimento. Será uma semana de exclusividade no acesso ao material.

“Como não temos com fazer o show presencialmente, a proposta é de adesão para contribuir, com valor simbólico, e um modo de incentivar o público no apoio à arte”, explicou.

Philarmonia Brusque surge com inovações para integrar musical instrumental e outras artes
Philarmonia Brusque surge com inovações para integrar musical instrumental e outras artes

As plataformas de divulgação, com informações de acesso para o projeto, podem ser acompanhadas pelas redes.

https://www.facebook.com/BrusquePhilarmonia
https://www.instagram.com/philarmoniabq/

Publicidade
WhatsApp chat