17.1 C
Brusque
quinta-feira, abril 18, 2024
InícioNotíciasGeralApae de Brusque recebe visita da presidente do Instituto Guga Kuerten

Apae de Brusque recebe visita da presidente do Instituto Guga Kuerten

Data:

Publicidade

spot_img
spot_img
spot_img

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque recebeu na tarde de segunda-feira, 26 de outubro, a visita da diretora presidente do Instituto Guga Kuerten (IGK), Alice Kuerten. Na oportunidade além de visitar a instituição brusquense, Alice conheceu o resultado de um dos projetos do XVIII Fundo de Apoio a Projetos Sociais (Faps) do IGK que beneficiou a Apae de Brusque, no valor de R$ 18 mil, com uma nova estrutura em móveis para a cozinha da associação. Durante a visita também foi realizada a entrega da placa inaugural do projeto.  

Projetos

Esta é a terceira vez que a Apae de Brusque é contemplada com um projeto do IGK. A primeira foi em 2003, com recursos para aquisição de um Imitanciômetro, aparelho utilizado no monitoramento auditivo. A segunda foi em 2014, para a reforma da despensa da cozinha e, desta vez, para substituição dos móveis da cozinha (balcão, bancada e armário). “Sou brusquense de criação e estou muito feliz de estar aqui, de ver o crescimento e a manutenção da Apae de Brusque. Hoje já estamos em 187 municípios de Santa Catarina, com 520 projetos. Já contemplamos por duas vezes diversas entidades do Estado e estamos pela terceira vez percorrendo as cidades e realizando novos projetos. Nos sentimos muito orgulhosos em poder realizar mais uma ação e agradeço aos nossos parceiros, pois sem eles isso não seria possível de ser realizado”, comentou Alice.

Diretores da APAE/Brusque recepcionando Alice Kuerten do IGK. (Imagem: Assessoria APAE/Brusque).

Além dos investimentos na estrutura física, o IGK também está proporcionando diversas capacitações nas áreas de gestão e pedagogia aos profissionais que atuam em diversas entidades do Estado. Temas como: liderança, envelhecimento da pessoa com deficiência intelectual, o papel pedagógico na estimulação precoce, entre outros, estão sendo realizados por especialistas em palestras on-line, para profissionais de gestão da Apae, que irão multiplicar estes conteúdos para a equipe.

“Esperamos voltar outras vezes aqui e poder ver a evolução de todos os lugares que visitamos. A cidade de Brusque é sempre muito parceira. A entidade merece e esperamos cada vez mais lutar pela pessoa com deficiência nesse mundo tão contraditório”, completou Alice.

Aproximação

A visita foi acompanhada pelo coordenador logístico do IGK, Perseu Trilha Lehmmkuhl; pelo  diretor presidente da Apae de Brusque, Renato Roda; pelo integrante dos Conselhos Administrativo e Consultivo da associação, Márcio Belli; e pela diretora executiva da entidade, Rosecler Ceratti Foletto.

“Foi um prazer e uma honra podermos receber a Alice, que é brusquense de coração. Ela, que através do IGK realiza vários projetos em instituições do Estado, como a Apae de Brusque. Também aproveitamos a visita para conversarmos sobre várias ideias para novos projetos em prol dos alunos da nossa instituição”, ressaltou o presidente da Apae de Brusque, Renato Roda.

Saiba mais

De acordo com informações do IGK, o Fundo de Apoio a Projetos Sociais (Faps) é um programa que busca apoiar, financeiramente e tecnicamente, projetos de organizações sociais de Santa Catarina, que desenvolvam ações voltadas para a integração da pessoa com deficiência.

A viabilidade econômica é garantida através de empresas parceiras. Cada parceiro é convidado a investir uma cota anual, que é utilizada para financiar diretamente os projetos selecionados e custear o processo de acompanhamento técnico desses projetos.

A cada ano são abertas inscrições para uma determinada região do Estado, previamente estabelecida, possibilitando que todas as organizações do entorno, inscrevam seus projetos. O acompanhamento técnico e a avaliação são realizados pela equipe do IGK que também é responsável pelas capacitações nas áreas pedagógicas e de gestão.

Fonte: Texto e imagem: Assessoria APAE/ Brusque.

Publicidade
WhatsApp chat